campanhas / 10 de dezembro de 2012

Um natal sem consumismo e um presente especial para as mães

É com grande alegria que abrimos a nossa reflexão sobre o Natal. Na sexta-feira, 8/12/12, ganhamos um presente especial: “a Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC) em São Paulo recomendou à TV Globo que faça um esclarecimento em rede nacional para informar que o Ministério da Saúde, a Organização Mundial de Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria recomendam o aleitamento materno até “dois anos ou mais”.

Este é o resultado da reação de mães que sentiram seus direitos violados não apenas pela falsa informação relacionada ao desmame, como por toda a concepção do show. Mães com dilemas comuns que se unem para refletir sobre a maternidade, unidas pela internet, vinculadas pela maternidade. Que além de resolver dúvidas prosaicas, percebem que a maternidade também requer posicionamento político: muito há a ser feito para que seus direitos sejam plenamente atendidos como mães e cidadãos.

E, dentro destas redes amplas, são, além de mães, cidadãs que sabem como agir quando um direito é violado: sabem que precisam recorrer ao Estado! Cada mãe encontra sua turma e cada turma faz o barulho que pode, no tom que lhe é confortável.

E hoje, em poucos minutos, veremos esta ordem ser cumprida, ao vivo, na maior emissora de televisão do país. Aguardemos!

E é neste clima de alegria, percebendo que juntas somos fortes, que começamos (meio tarde, é verdade! já que o comércio está arrumado desde meados de novembro) a pensar sobre o Natal e o seu real significado.

Até o dia 24, estaremos aqui, dividindo as nossas atenções com a férias das crianças, com os preparativos para as festas e com esta reflexão sobre este momento que é auge do consumo: época mais que esperada pelas crianças e pelos lojistas. E aí, será que estamos precisando rever o Natal?

Leia mais:

MPCientista que Virou MãeRevista VejaMaria da Penha NelesÚltima InstânciaFolha de São PauloJus BrasilParto no BrasilBlog do Mário,


Tags:  juntas somos fortes Natal verdadeiro sentido do Natal

Bookmark and Share




Previous Post
Carrossel, desligou?
Next Post
Vamos salvar o Natal*



Mariana Sá




You might also like




0 Comment

Dec 10, 2012

Que alegria! Acabei de ouvir Ana Maria falando sobre a recomendação da O.M.S. Mas me preocupa ela anunciar que amanhã terá uma matéria só sobre Aleitamento Matreno. Fico feliz por saber que nosso trabalho não é em vão. Não só como profissional que trabalha com a promoção do Aleitamento Materno mas como mãe responsável por uma pessoinha de 1 ano e 8 meses e que mama muito ainda! Nosso trabalho não é só por uma causa e sim por um mundo melhor…por uma sociedade melhor! Somos todos responsáveis por isso. Por falar em Natal…na minha cidade (Blumenau) passou a Oktoberfest e saindo os enfeites da festa já entram os do Natal …helow? em outubro? sim em outubro já bomba o comércio natalino. Qual era mesmo o significado do Natal? Não sei se as pessoas ainda lembram! Beijo



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



More Story
Carrossel, desligou?
Texto de Natalie Catuogno* O SBT deve faturar R$ 100 milhões, em 12 meses, apenas com a publicidade e os licenciamentos...