publicidade de alimentos / 18 de abril de 2013

Doçura mortal?

Texto especial para o Milc de Renata Kotscho Velloso*

O açúcar, não a gordura, é o vilão mortal responsável pela atual epidemia de obesidade.

No artigo publicado em março deste ano pelo The Guardian, o pesquisador e pediatra norte-americano Dr. Robert Lustig aponta o açúcar como principal responsável pela obesidade, principalmente das crianças.

Segundo Lustig, estamos entupindo nossas crianças de açúcar na forma de cereais, bebidas açucaradas e outros produtos industrializados. Hoje praticamente qualquer comida industrializada, dos pães ao molho de tomate, passando por congelados, contém açúcar.

A indústria tornou o açúcar um ingrediente fundamental em tudo o que compramos para comer. Ela fez isso porque sabe que assim compramos mais. E o pesquisador continua desafiando: “Se uma empresa de cereais colocasse morfina no produto, o que você pensaria? Então eles colocam açúcar no lugar”.

Isso mesmo: para o Dr. Lustig, os danos causados pelo açúcar a nossa saúde podem ser comparados àqueles causados por drogas como cocaína e morfina. Para ele todos são mortais, tóxicos e viciantes. Segundo ele “nós precisamos nos desintoxicar, desaçucarar nossas vidas. O açúcar deve ser encarado como uma guloseima eventual e não a base da nossa dieta.”

O pesquisador, autor do livro Fat Chance: The Bitter Truth about Sugar (“Sem chance: a amarga verdade sobre o açúcar”), estuda os efeitos do açúcar no nosso organismo há mais de 16 anos. A conclusão principal é que 70 a 80% da obesidade é causada pelo excesso de produção de insulina. Mas a insulina é produzida a partir da nossa alimentação, e o açúcar é o principal gatilho, além de gorduras trans e álcool. Por isso para o pesquisador é fundamental controlarmos o açúcar que as nossas crianças estão consumindo :“Fizemos uma guerra contra a gordura trans e as crianças não consomem álcool, então fica óbvio que o que está deixando elas doentes é o açúcar.”

Imagem da web.

(*) Renata é mãe de 3 meninas: Luiza, Julia e Clara. Médica formada pela Unicamp, em Campinas, mora há um ano com sua família na Califórnia. Sua filha Julia é autora do blog Chef Juju com muitas receitas gostosas.


Tags:  açúcar obesidade infantil Robert Lustig The Guardian

Bookmark and Share




Previous Post
Criatividade
Next Post
A maçã do palhaço



Mariana Sá




You might also like






More Story
Criatividade
Texto de Aldo Masini* Estávamos conversando sobre qualquer coisa que agora me escapa à lembrança. Porém, à medida que concluir...