eventos / 20 de maio de 2013

Brincar é um gesto politico*

Texto de Maribel Barreto**

Brincando a criança cria bases para o entendimento do ser social. É na infância que a criança prepara o seu porvir.

O brincar livre e o contato constante com a natureza, aliados ao olhar amoroso do adulto, permitem que a criança elabore e crie infinitas possibilidades de ser e estar no mundo. Brincando a criança desenvolve habilidades físicas, afetivas e sociais. Aprende a ser generosa consigo mesma e com os outros.

Nenhum outro momento é tão rico quanto a infância na vida do ser humano, pois é a infância a base para todo o sempre. Permitir à criança brincar livremente lança luz ao futuro.

brincando1

Estamos em plena Semana Mundial do Brincar, promovida pela Aliança Pela Infância no Brasil, e esta semana é muito importante para nós, membros desta rede, pois são mobilizados parceiros, instituições e núcleos em todo o país para falar da importância do brincar na infância. A cada ano mais pessoas são mobilizadas a participar desta ação. Assim, todas as crianças envolvidas direta e indiretamente são beneficiadas, inclusive as nossas crianças esquecidas em algum canto de um jardim da memória. Estas se reinventam e se descobrem novamente livres para serem crianças e permitirem que as crianças do agora sejam crianças.

Acreditamos que resgatar a infância é de suma importância para um futuro promissor, mais humano e respeitoso. Somos uma rede otimista que atua para a preservação da essência da infância.

O brincar é um direito da criança, inclusive reconhecido pela ONU. Jamais deixaríamos nossos filhos de castigo sem comer, mas muitas vezes cerceamos o seu brincar. E por quê? Porque nem sempre temos a consciência da importância vital do brincar. Simplesmente porque o modelo atual de sociedade não permite que a criança tenha o seu direito respeitado. Muitas vezes as famílias não podem contar com uma praça pública onde se ofereça segurança e qualidade para brincar. Sem contar o excesso de brinquedos eletrônicos e a falta de tempo que os adultos têm para ficar com suas crianças.

O foco desta semana é lembrar os adultos sobre a necessidade de preservação e de respeito ao tempo das crianças brincarem.

Em 1999 a Associação Internacional de Brinquedotecas criou o Dia Internacional do Brincar, sendo celebrado em diversos países no dia 28 de Maio. Desde a sua criação a Aliança pela Infância comemora esta data. Em 2010 ampliamos a comemoração para uma semana inteira, e assim surgiu a Semana Mundial do Brincar. Neste ano será comemorada entre os dias 19 e 26 de maio.

Durante esta semana muitas ações estarão acontecendo em diversas cidades. Fique de olho na programação e leve sua criança para brincar. Comemore com a gente esta semana!

E se por acaso não houver em sua cidade uma ação comemorativa, invente! O importante é brincar.

Entre nessa ciranda!

A programação completa você encontra aqui.

*O brincar como um gesto politico é um conceito desenvolvido por Nina Veiga.

**Maribel é mãe de Francisco Bento e Catarina Maria, membro da Aliança pela Infância, contadora de histórias e brincante no Ocitocina Ateliê de brinquedos.


Tags:  aliança pela infância Semana Mundial do Brincar SMB 2013

Bookmark and Share




Previous Post
Precisamos de comida de verdade: #FRD2013
Next Post
Dia das Mães e Escola. Vamos Desabafar?



Mariana Sá




You might also like




4 Comments

May 20, 2013

Ai, que delícia de post, tão suave, tão verdadeiro. Amei!


    May 21, 2013

    Grata 😉


May 23, 2013

“Jamais deixaríamos nossos filhos de castigo sem comer, mas muitas vezes cerceamos o seu brincar. E por quê? Porque nem sempre temos a consciência da importância vital do brincar. Simplesmente porque o modelo atual de sociedade não permite que a criança tenha o seu direito respeitado.” ….
Como educadora este assunto “o brincar” sempre me deixa inquieta, nossas crianças brincam muito pouco. Pais e educadores vamos valorizar, respeitar, levar a sério e garantir mais momentos para nossas crianças brincarem.


May 24, 2013

Entrando nesta ciranda consciente dessa verdade de que brincar é formar cidadãos solidários e fraternos, mas não podia deixar de desabafar nesta roda. Segue minha participação: http://blogdodesabafodemae.blogspot.com.br/2013/05/crianca-precisa-de-mae-ate-pra-brincar.html



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



More Story
Precisamos de comida de verdade: #FRD2013
Texto especial para o Milc de Vanessa Anacleto* Viver bem é o que todos desejamos. E não adianta ignorar este fato:...