campanhas / publicidade de alimentos / 19 de agosto de 2013

Por que somos ativistas da amamentação? Porque não há outra saída.

A amamentação é a promessa do desenrolar de uma bela história que começa na concepção, se arrasta pela gestação e cai no seu colo minutos após o parto. Com um corpo projetado para viver toda a novela da criação de um novo ser, a fêmea humana é capaz de carregar seu bebê e alimentá-lo por meses a fio exclusivamente com seu leite. Um belo dia, alguém esperto acha que é possível lucrar com esta bela história e, através de uma indústria poderosa, aparece com a ideia de que o leite materno não é assim tão bom. O pulo do gato consiste em criar uma nova demanda para uma fórmula (mágica?) que não é leite materno, mas até que parece, e vendê-la para o maior número de pessoas possíveis no planeta, precisem ou não do produto. Para ajudar a vender, entra a boa e velha propaganda, que banca publicações respeitáveis e até eventos médicos para convencer aquela mulher antes capaz de tudo de que ela não é capaz de nada. Depois do estrago feito e do lucro em caixa, chega a hora de falar na culpa da mulher que não consegue amamentar, seja por falta de informação, apoio ou algum problema orgânico muito, muito específico. O debate vira quase uma guerra onde dedos são apontados contra a quem amamenta e também contra quem não amamenta como se não estivéssemos todas no mesmo barco.

A questão, na verdade, deveria ser: quem lucra com essa história de culpa? Será que não é o mesmo esperto que lucra com a história da fórmula? Será que o melhor não seria se déssemos as mãos e lutássemos todas por mais informação e uma rede de apoio que nos ajudasse a voltar a sermos aquelas mulheres que nascemos para ser. As mulheres que podem tudo. Aquelas que geram, parem e alimentam por força da natureza?

Amanhã, 20 de agosto, termina a 2a. Blogagem Coletiva: Por que sou ativista da amamentação?, que começou no dia 10/8. Participem do debate vocês também!


Tags:  amamentação blogagem coletiva culpa não Por que sou ativista da amamentação?

Bookmark and Share




Previous Post
Minimalismo não tem nada a ver com coisas: destralhe sua mente
Next Post
Entre famílias, escolas e leis: o desafio da merenda escolar



Mariana Sá




You might also like






More Story
Minimalismo não tem nada a ver com coisas: destralhe sua mente
*Texto de Renata Kotscho Velloso, publicado originalmente no blog Cinese Sou casada, tenho 3 filhas, moro em uma casa...