destaque_home / livros e filmes / 6 de outubro de 2014

O que significa um presente?

Texto especial para o Milc de Mirtes Aquino*

O dia das crianças está chegando, e nenhum meio de comunicação vai nos deixar esquecer que a data deve ser comemorada com presentes para as crianças. E para a comemoração ser realmente especial: muitos e caros presentes. A história se repete ano após ano, mas desta vez resolvi perguntar: afinal, o que é um presente? O que representa dar um presente a alguém?

Uma rápida busca nos dicionários online revelou algo bem interessante – os primeiros significados dados à palavra PRESENTE fazem referência ao contrário de ausente, ao estar próximo em dado momento. Nas últimas definições está o significado de oferecer algo a alguém “como agradecimento ou retribuição”. Em um dicionário aparecem como sinônimos palavras como “dádiva”, “mimo”, “oferenda”. Todas as definições e significados parecem bastante distantes do que essa palavra representa em uma data comercial como o dia das crianças. Nenhuma faz alusão ao frenético movimento de gastar dinheiro – de preferência muito dinheiro – na compra de algo a ser dado a outro.

E toda essa reflexão me reportou há alguns anos atrás, quando estava em busca de um presente de aniversário para uma menininha de 7 anos. Era a filha de uma amiga querida e eu queria algo especial, que ela verdadeiramente fosse gostar. A busca me levou a uma livraria e logo na chegada à loja dei de cara com o João Esperto leva o presente certo. Ah, minha busca tinha chegado ao fim!

CAPA JOAO ESPERTO LEVA O PRESENTE CERTO.indd

É que João é convidado para a festa de 10 anos da princesa, mas ele é muito pobre, e não tem nada para dar de presente à ela, nem dinheiro para comprar. Ahhh, mas João é esperto, e com algumas trocas ele consegue os ingredientes para um bolo, e no dia da festa sai todo feliz com um lindo bolo de aniversário, feito por ele mesmo, para a princesa. Mas o caminho até o castelo é longo, e cheio de imprevistos, e o seu presente vai ficando pelo caminho…  mesmo assim, o pequeno João não desiste, e quando chega à festa encontra uma princesinha entediada com uma montanha de presentes magníficos e…  chatos. De mãos vazias, João encontra o melhor de todos os presentes para a princesa, melhor que qualquer outro que ela tenha ganhado naquele dia. Eu não vou contar qual é, claro, mas posso dizer que é algo que não se precisa gastar um único centavo para ter e presentear! A história de João traz algo que parece tão óbvio, mas que é tão constantemente esquecido atualmente: existem coisas que dinheiro nenhum pode comprar, mas que têm muito valor!

images (6)E relembrando a questão inicial: afinal, o que significa um presente? E não é uma doação, um agrado, um afago? O que mais se deseja com um presente não é se passar atenção, carinho, respeito? João foi mesmo esperto ao perceber que nada disso precisa necessariamente ser trocado por dinheiro, e que existem formas muito mais divertidas e verdadeiras de se agradar alguém.

E então, qual o real significado do que você anda ofertando às suas crianças no seu dia tem? Será que este PRESENTE está realmente conseguindo expressar para elas o que você deseja, ou expressa apenas o que a mídia está impondo? Taí uma boa reflexão para o dia das crianças!

 

(*) Mirtes  é a mãe da Letícia, além de economista e funcionária pública. Desde que se tornou mãe aprende que é possível construir um mundo melhor, o que necessariamente passa por uma infância mais respeitada. Escreve no Cachinhos Leitores, seu blog sobre literatura infantil. http://www.cachinhosleitores.blogspot.com


Tags:  #recomendamos infância leitura livro presente

Bookmark and Share




Previous Post
Anuncia pra mim, que sou do seu tamanho!
Next Post
Mídia vende tudo



Mariana Sá




You might also like






More Story
Anuncia pra mim, que sou do seu tamanho!
Em abril comemoramos o fim da publicidade dirigida às crianças, mas até mães, pais, professores e crianças agora não...