campanhas / publicidade de alimentos / 12 de Março de 2015

Denuncie, boicote, compre de quem faz e espalhe

Vamos pensar neste mercado de ovos de páscoa licenciados (com personagem e com brindes) como o período das eleições: cada centavo que você gasta é um voto que você dá. Você votaria em alguém que:
– Desrespeita as leis vigentes?
– Entra na sua casa sem licença e faz propaganda para seu filho?
– Te impede de levar seu filho na rua ou interpela seu filho nos lugares onde você o leva sem te pedir licença?
– Tenta convencer seu filho de que ele precisa de coisas que fazem mal para a saúde?
– Favorece o trabalho análogo à escravidão?
– Superfatura o produto e repassa o custo para o cidadão?
– E que faz tudo isso as custas das crianças?

Não né? Então porque você compraria ovo de páscoa licenciado? BOICOTE!

boicotef3

O boicote é uma das mais importantes armas que um cidadão-consumidor tem à mão. O ato de buscar informações sobre um produto ou serviço, constatar seus vícios e deixar de consumi-lo é poderoso! É uma forma de protesto. É cidadania! É uma resposta que o consumidor dá às empresas que têm condutas perniciosas à sociedade. À população brasileira, parece faltar informação (que é sonegada deliberadamente segundo alguns interesses!) na hora da escolha entre muitas marcas e produtos. 

Ações de boicote à determinadas marcas – somadas à escolha consciente e informada de produtos que se revelam mais responsáveis – podem ser revolucionárias. Pode não ser uma revolução mundial ou nacional, mas com certeza promove microrrevoluções: quando temos informação suficiente e consciência, é muito difícil tirar dinheiro do bolso para comprar um produto, ainda que o restante das pessoas o façam sem questionar.

Quando finalmente entendemos que um ovo de páscoa com personagem e brinde é pernicioso e abusivo, iremos às últimas consequências para achar uma alternativa e tentaremos convencer todos os amigos, colegas e conhecidos de fazer o mesmo.

É revolucionário e gratificante perceber que não somos mais parte (importante) de um ciclo vicioso, muito pelo contrário, que somos agentes de uma mudança em curso em benefício da nossa família, das crianças e do planeta, num prazo mais longo.

Nós, do Milc, temos esta convicção e não vamos coçar a carteira para encher o bolso de corporações que simplesmente ignoram as necessidades das crianças e que usam técnicas abusivas para marketar produtos de baixa qualidade, fingindo que não conhecem a legislação vigente. Assim como já boicotamos individualmente alguns produtos danosos para o planeta, para a sociedade e para a infância, boicotaremos os ovos licenciados.

Boicotaremos, denunciaremos aos órgãos competentes (mesmo que nada aconteça a curto prazo), procuraremos alternativas artesanais para presentear nossos filhos e amigos ou nos divertiremos fazendo nossos ovos em casa (como desejarmos) e espalharemos estas reflexões.

A indústria só muda se for obrigada e não parece que o estado está disposto a comprar esta briga, então obriguemos nós: faremos isso todas as páscoas até que não exista nenhum personagem flutuando no túnel de ovos dos supermercados brasileiros.

Convido você que chegou até este ponto da leitura a fazer o mesmo: boicotem, denunciem e espalhem:

Compartilhe este e outros post do Milc e marque seus amigos, os avós, padrinhos, tios dos seus filhos, primos, vizinhos, pais e mães da escola do seu filho, professores nas publicações do Facebook e do Instagram, mande o texto linkado por email e ajude a espalhar este convite.

Você também pode usar o twitter para fazer denúncias e protestos contra o licenciamento de personagens em ovos de páscoa, contra o abuso dos preços diante da quantidade de chocolate, contra a qualidade dos produtos, ou da existência dos brindes ilegais para alguns órgãos e entidades de defesa do consumidor.
IDEC @idec ou https://twitter.com/idec
Ministério Público Federal @mpf_pgr ou https://twitter.com/mpf_pgr
ProconSP @proconsooficial ou https://twitter.com/proconspoficial (existem perfis de Procons em vários estados).

Muitos desses órgãos também têm perfil no Facebook, você também linká-los em suas postagens de protesto. Para procurar o contato de entidade do seu Estado, basta colocar na busca do Google: twitter + nome do órgão ou entidade + Estado da Federação

 

***

Em tempo:
– O Mamatraca está reunindo as chocolaterias artesanais de todo o Brasil na sua fan page: compre de quem faz.

– Procure receitas e tutoriais na internet e junte as crianças e façam fazer vocês mesmos: pode ser divertido!

– Marque seus amigos, os avós, padrinhos, tios dos seus filhos nas publicações do Facebook e do Instagram, mande este texto por email e ajude a espalhar este convite.

Saiba mais: http://bit.ly/PascoaLivre + http://bit.ly/OvoZuado


Tags:  #infancialivre #pascoalivre #pascoalivredeconsumismo Código de Defesa do Consumidor Conanda licenciados Páscoa resolução 163

Bookmark and Share




Previous Post
As crianças e o assédio
Next Post
Crianças protegidas não choram por brindes xexelentos



Mariana Sá




You might also like




8 Comments

Mar 14, 2015

Só tem um detalhe… Boicote é crime…


    Mar 14, 2015

    Bruno,
    agradeceríamos se pudesse nos trazer a legislação que versa sobre este crime.
    Grata,
    Mariana


Mar 14, 2015

Quais são as marcas licenciadas?


    Mar 16, 2015

    Qualquer marca que traga em seu ovo personagens cujos direitos pertencem a estúdios. Em qualquer mercado, vc consegue distinguir.


Mar 15, 2015

Olá!
Primeiramente quero deixar claro que concordo com vcs e já faço esse “boicote” faz tempo. Só senti falta de informações mais acuradas e precisas sobre as afirmações que vocês fazem…ex: “produtos de baixa qualidade, fingindo que não conhecem a legislação vigente.”
Pq baixa qualidade e qual a legislação vigente?
Isso com certeza ajudaria a pessoas indecisas a tomarem uma decisão mais profunda sobre o tema…
Mas, de novo, parabéns pela campanha e, da minha parte, já é um a mais que não compra esses produtos…
Abs


    Mar 16, 2015

    Os links ao final do texto te levam a texto que falam sobre a legislação que está sendo desobedecida. A questão da baica qualidade dos chocolates vendidos no Brasil já é de amplo conhecimento.
    /mariana


Mar 23, 2015

Li em um comentário q boicote é crime, não fui atrás para saber se é verdade ou não, como não posso confirmar tal acusação cabe a mim utilizar outra palavra.

Esse foi o primeiro ano q eu e marido nos preocupamos em comprar ovo de pascoa, minha pequena tem 2 aninhos e só agora entende e pede ovo.

Já havia conversado sobre o assunto e decidido em não comprar pelo fato de preços abusivos. Sendo ou não boicote não iremos comprar já avisei tias e os padrinhos q não há necessidade.

Uma idéia super legal vcs da MILC me deram fazer um ovo só não sei ainda se será surpresa ou se será uma atividade lúdica e divertida.
Parabéns pela reportagem.


Apr 03, 2015

Entendo, sua sugestão é comprar de alguém que não se submete a nenhuma avaliação quanto à segurança alimentar. Vale lembrar que assim como qualquer um tem direito de boicotar, qualquer pessoa também tem direito de escolher comprar e não ser xingado por isso. O seu posto não passa de um dramalhão.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



More Story
As crianças e o assédio
Texto especial para o Milc de Mariana Sá e Debora Regina M. Diniz* Adiantaram a páscoa! As empresas capricharam nos brindes...