criança e mídia / denúncias e sentenças / 30 de janeiro de 2016

A demonização das crianças

Texto especial para o Milc de Mariana Sá*

“Uma em cada três crianças está acima do peso
Pessoas muito poderosas atrapalham a luta dos pais:
os filhos”

É com a demonização das vítimas que começa um vídeo de uma campanha supostamente educativa que aparentemente tenta combater a epidemia de obesidade infantil em curso no Brasil. Na sequência, as crianças entrevistadas, gordas e magras, mas sem nenhum evidência de má saúde, explicam no que consiste a estratégia usada para atrapalhar a luta dos seus próprios pais contra a sua obesidade: a insistência, ao tempo que enfatizam a eficiência do método: “sempre acaba funcionando”, elas dizem.

As mães (apenas um único pai), então, ratificam que, de fato, o método funciona. Que não conseguem dizer o tão desejado ‘não’ diante de pedidos que elas sabem ser prejudicial para seus filhos. Em seguida, as crianças são apresentados aos riscos da má alimentação – colesterol, glicemia, etc – mas, mesmo cientes dos males e das consquências, as personagens afirmam que irão continuar pedindo doces: pobres crianças, não sabem o que fazem… Pobres adultos, dormindo com o inimigo.

Mas o nosso inimigo, coleguinhas, não está dormindo na cama infantil no quarto ao lado (ou no meio da sua própria): o nosso maior inimigo está se esgueirando pelos corredores do congresso nacional em lobbys dispendiosas para impedir que logrem êxito as várias propostas de políticas públicas que tramitam na casa e que – estas sim! – melhorariam a saúde dos nossos filhos.

Diante desta campanha publicitária, penso eu que os planos de saúde, estes entes tão poderosos, deveriam, sim, estar lutando contra estes inimigos verdadeiramente poderosos e não contra mães e crianças inocentes.

***

Enquanto eu assistia o início do vídeo, eu jurava que o seu tema era o ‘nag factor‘, este elemento que os publicitários utilizam em suas campanhas para fazer com que as crianças aprendam a vencer os pais pelo cansaço na realização das vontades ativadas pela publicidade. Eu jurava que era um vídeo pró-regulamentação da publicidade dirigida à criança, porque esta insistência das crianças que dobra os pais e causa a obesidade infantil está fortemente correlacionada à quantidade de propaganda que consomem.

Você não sabia? Experimente deixar sua criança uns meses sem ter acesso à publicidade (sem acesso mesmo, mas especialmente à publicidade audiovisual – tv e outras telas) e veja melhorar a sua qualidade de vida mesmo naquelas aterrorizantes visitas a shoppings e a supermercados.

A campanha supostamente educativa viabilizada por uma corporação de plano de saúde me parece superficial e charlatã por colocar uma culpa pela obesidade infantil exclusiva sobre a fraqueza os pais, além de demonizar as crianças, incentivar a guerra entre mães e não atacar a verdadeira vilã desta história: a indústria alimentar e a política de segurança alimentar mundial.

Ou você acha mesmo que a maioria das pessoas não está sujeita a uma lógica mundial do abastecimento de alimentos e está conseguindo escolher o que seus filhos comem?

(*) Mariana é mãe de dois, publicitária e mestre em políticas públicas. É cofundadora do Milc e membro da Rebrinc. Mariana faz regulação de publicidade em casa desde que a mais velha nasceu e acredita que um país sério deve priorizar a infância, o que – entre outras coisas – significa disciplinar o mercado em relação aos direitos das crianças.


Tags:  alimentação infantil campanhas culpa denúncias obesidade infantil

Bookmark and Share




Previous Post
"Filho, cada um cuida do seu"
Next Post
Comparando os alimentos industrializados



Mariana Sá




You might also like






More Story
"Filho, cada um cuida do seu"
Texto especial para o Milc de Mariana Sá* Veja a que ponto do individualismo e do consumismo chegamos: primeiro este...