legislação / 16 de Março de 2016

Sobre o ECA

Antes de ser mãe nunca tinha lido o ECA. Depois eu li e já tinha ouvido falar que era um dos melhores códigos de leis de proteção à infância do mundo.

Mas só temos conhecimento do ECA na imprensa, de forma negativa, qdo a TV diz que o ECA só serve pra proteger menor infrator e indisciplinado.

Se TODOS lessem e entendessem e seguissem o ECA, em conjunto pais, parentes próximos, e educadores (pra mim todos que trabalham na escola, depois de ter lido o ECA: a merendeira ou dona da lanchonete na escola privada, a inspetora, a monitora, a professora, a pedagoga, coordenadora, diretora todos) e o conjunto da sociedade (empresas, instituições, estado, sei lá tudo todo mundo) podem ter certeza que teríamos crianças incríveis, que se tornariam adultos incríveis.

É dever de TODA a sociedade isso. Tudo está interligado. Até o Conar. Quando permite propaganda de brinquedo durante desenhos educativos, incentivando consumo desenfreado, competição entre as crianças (eu tenho esse brinquedo vc não), acirramento à luta de classes e perpetuação dessa diferença (vejo mães na escola enchendo o peito pra falar que comprou tablet pra criança de 3 anos, acha um sinal de status elevado), entre outras percepções ao meu ver desnecessárias, que aprendemos devido a falta de informação mesmo das pessoas que nos cuidaram na infância, e que não precisamos repetir não é mesmo?

Desconstruir, aprender. Quero sempre, leio, pergunto, sou eterna leiga, não quero nem nunca serei dona da verdade. Só quero um ambiente melhor, crianças melhores, adultos melhores e consequentemente um mundo melhor.

Achava utópico, mas é possível sim. Trabalho de formiguinha, mas é possível.

Comentário de Camilla Cardoso em http://bit.ly/21v97Wj



Bookmark and Share




Previous Post
5 coisas que você deve ter em mente antes de adotar um cão
Next Post
Carta aberta aos publicitários e anunciantes



Movimento Infância Livre de Consumismo




0 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



More Story
5 coisas que você deve ter em mente antes de adotar um cão
Texto especial para o Milc de Vanessa Anacleto* Procurando um cão para seu filho? Não compre, adote. E, antes de adotar,...