destaque_home / publicidade de alimentos / 23 de novembro de 2016

Escolha o anjo

Texto especial para o Milc de Mariana Sá e imagem de Pedro Serravalle*

Quer uma massinha pronta em três minutos?

ESQUEÇA o instantâneo de personagem e ESCOLHA uma boa massa cabelo de anjo.

A massa cabelo de anjo também fica pronta em três minutos e tem as características de qualquer macarrão (penne, espaguete, talharim). O preço é variável segundo a qualidade, mas qualquer cabelo de anjo mais barato é melhor que um instantâneo, por mais caro que seja. Três perguntas e respostas frequentes:

1. Tem opções de instantâneos feitas especialmente para a criança? Não, apenas a embalagem é feita para criança.

É um produto inadequado para o consumo de humanos, quanto mais para o de crianças. Compare os rótulos e a lista de ingredientes e veja que são todos iguais e que os riscos que compartilhamos aqui serve também para os supostamente infantis. Os personagens amados estampados na embalagem cumprem uma dupla missão: dão aos pais a falsa impressão de que é um produto pensado para as necessidades nutricionais de uma criança e atiçam os filhos a desejarem e insistirem para os pais comprarem o produto (e isso é um absurdo!).

2. Não basta desprezar o temperinho? A massa não é igual a qualquer macarrão? Não! O temperinho é cheio e sódio, a massa, de gordura da pior espécie.

O macarrão instantâneo é pré-cozido e passa por um processo de fritura industrial. É isso que acelera o preparo na sua casa, por isso que quando escorremos a água fica gordurosa (repare).

3. É uma opção barata? Não, não é barato. Custa quase o dobro de um macarrão comum e existem massa importadas que custam menos.

Faça as contas: o pacote para uma porção de 85g do diabólico com personagem custa cerca de $1,30. Fazendo uma regra de três simples ($1,30/85×500), constatamos que 500g custariam $7,65. Tenha este valor em mente ao chegar na prateleira de macarrão: você vai perceber que aquela massa importada que também fica pronta em três minutos nem é tão cara assim. Lembrando que existem opções nacionais de massa cabelo de anjo custando quase a metade do preço que o instantâneo (menos de $4,00 pelo pacote de 500g).

—> outra massinha de cozimento rápido e muito saudável é o Bifum, macarrão de arroz 😉

—> clica em > molho turbinado e nutritivo < para acompanhar o cabelinho de anjo do blog para preparar, congelar nas cubas de gelo e usar um cubinho para cada ninho a ser consumido.

Mas basta passar no azeite e jogar uma salsinha picadinha para dar sabor. Ou uma pitada de criatividade… 😀

* * *

Intrigante que é dirigido à criança justamente um produto cuja oferta deve ser evitada (quiçá proibida).

Para uma refeição rápida para as crianças, escolha o anjo!

#escolhaoanjo #comidadeverdade #ComidaDeVerdadeNãoTemPersonagem #ComidaDeVerdadeNãoTemPublicidade 

 

_miojo

* * *

Não somos nutricionistas por isso apresentamos
a seguir informações da página Nutrição da Depressão:

“Sabe pq ele fica pronto tão rapidamente? Pq a indústria é esperta. Ele é pré-cozido e passa por um processo de FRITURA, o que acelera seu preparo na sua casa, por isso apresenta tanta gordura!

Além disso, a quantidade de sódio é absurda. Apresenta cerca de 2.700mg em um único pacote! Sem contar que o produto é muuito pobre nutricionalmente, apresenta em sua composição o glutamato monossódico (excitotoxina que pode causar problemas para as células nervosas, causando disfunções do cérebro, Alzheimer, Parkinson e outros problemas); contém também o TBHQ que é um composto tóxico, um subproduto da indústria do petróleo (causa náuseas e vômitos, problemas de audição, delírio e sensação de sufocamento).

Um estudo publicado no Journal of Nutrition revelou que as mulheres que consumiam macarrão instantâneo tiveram um risco significativamente maior de síndrome metabólica do que aquelas que não comiam, independentemente de sua dieta em geral ou exercícios físicos.

O médico Braden Kuo, do Hospital Geral de Massachusetts, nos Estados Unidos, usou uma câmera microscópica para registrar o que acontece dentro do estômago após comer um prato de macarrão instantâneo. Mesmo depois de duas horas, o alimento continua INTACTO no organismo!

E pensar que pais dão isso para seus filhos…”

* * *

Em nosso post do facebook, nossas leitoras deixaram muitas dicas de como incrementar o cabelinho de anjo. Passe no http://bit.ly/fbEscolhaAnjo

 

(*) Mariana é mãe de dois, publicitária e mestre em políticas públicas. É cofundadora do Milc e membro da Rebrinc. Mariana faz regulação de publicidade em casa desde que a mais velha nasceu e acredita que um país sério deve priorizar a infância, o que – entre outras coisas – significa disciplinar o mercado em relação aos direitos das crianças.

Pedro é pai de dois filhos, designer, especializado em Branding, adora brincar ao ar livre com as crianças. Desde a fundação do Movimento, em março de 2012, Pedro já presenteou o MILC com diversas imagens caprichadas.


Tags:  #comidadeverdade #quemcozinhacomemelhor alimentação infantil comida de verdade

Bookmark and Share




Previous Post
Você não é obrigada a nada!
Next Post
Oficina de Desprincesamento: sete respostas necessárias



Movimento Infância Livre de Consumismo




You might also like




0 Comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



More Story
Você não é obrigada a nada!
Texto especial para o Milc de Mariana Sá editado a partir de respostas a comentários nos posts sobre alimentação violenta,...