livros e filmes / maternidade / 10 de dezembro de 2017

A Rainha e os Panos Mágicos #MilcRecomenda

* texto especial para o Milc de Vanessa Anacleto

 

A Rainha e os Panos Mágicos é um conto de fadas  para o público infanto-juvenil, mas recomendamos fortemente que seja lido também pelos adultos. Tratando de um tema absolutamente necessário com muita delicadeza, as autoras Janaína Leslão e Deborah Delage apresentam a história de Sheila, rainha de Península, um reino onde todos os bebês nasciam somente através de procedimento cirúrgico. As coisas ficam prestes a mudar quando Rainha Sheila, grávida pela segunda vez, parte em uma viagem marítima com sua filha Sarah e ambas são vítimas de um naufrágio, sendo resgatadas por habitantes de uma ilha desconhecida. Uma vez na ilha misteriosa onde as mulheres não apresentam cicatrizes de parto, Sheila vivencia experiências que mudarão sua visão do  trabalho de parto para sempre.  Ao voltar para casa Sheila precisará da ajuda dos panos mágicos para convencer a todos de suas novas descobertas já que ideia de um nascimento natural assustava o Grande Mago responsável pelos nascimentos em Península.   Em A Rainha e os Panos Mágicos muitas mães se reconhecerão. Quem já não viveu ou conhece uma história real de uma mulher lutando pelo direito a ter um parto natural digno?

Com número elevado de cesarianas ( 53% dos partos) o Brasil atualmente ocupa o segundo lugar na lista dos países com maior número de nascimentos através de cirurgia. A recomendação da Organização Mundial de Saúde é de que o número de cesarianas não ultrapasse os 15% do total de partos. Grande parte das cesarianas no Brasil é feita de forma eletiva, sem que a gravidez chegue a termo o que significa que o Brasil não está em situação muito diferente daquela vivida no reino de Península**.

Longe de poder ser reduzido a mera história de  emponderamento feminino, A Rainha e os Panos Mágicos é um resgate do parto natural, tão importante para saúde mães e filhos e para estabelecimento de vínculos.

Já em pré-venda no site da editora Metanoia (clique aqui) A Rainha e os Panos Mágicos tem agenda de lançamentos em São Paulo e Rio de Janeiro com o primeiro evento ocorrido ontem em Santos .

 

 

*Vanessa Anacleto é escritora, licenciada em Letras e co-fundadora do Milc

** Fonte  https://nacoesunidas.org/unicef-alerta-para-elevado-numero-de-cesarianas-no-brasil/

 

 

 


Tags:  #MilcRecomenda #partonatural livros maternidade

Bookmark and Share




Previous Post
Natal da Lembrancinha
Next Post
Argumentos Furados a favor da publicidade infantil - Parte 4



Movimento Infância Livre de Consumismo




You might also like






More Story
Natal da Lembrancinha
Texto especial para o Milc de Mariana Sá* Ganhar presente é muito bom, dar é ainda melhor. E, por ser tão bom, quando...