outros / 10 de julho de 2012

A falácia do poder de consumo infantil

Marina Maria, mãe de Clara (8) e Ana (7)

As empresas encontraram um nicho de mercado a ser explorado: nossas crianças. As expressões “capacidade de consumo desse público”, “influência nas compras da família” pululam nos discursos que defendem uma publicidade voltada ao público infantil.

Para muitas pessoas, isso é irrelevante. Afinal, nós adultos também sofremos a pressão da publicidade e temos que lidar com isso. Nada mais natural então que esse aprendizado seja iniciado na infância. Tudo isso seria muito bonito se não fosse uma falácia.

Isso porque a criança não possui os instrumentos necessários para gerir essa pressão. Antes dos sete anos, a criança ainda passeia entre o real e o imaginário: para ela, o que parece ser, é. Somente aos 11-12 anos ela chegará a um estágio em que será capaz de trabalhar com  abstrações e com o  “poderia ser, não necessariamente é”.

Dessa forma, por mais boa vontade que a família tenha em mediar a interação da criança com a publicidade, muito pouco pode ser feito antes de a criança estar pronta para assimilar esses conceitos.

É óbvio que toda aprendizagem é válida para a vida futura e que os exemplos observados pela criança fornecerão bases para a formação de um consumidor crítico.  O que preocupa o pai consciente não é o futuro, mas o presente. Se não pode processar o funcionamento da publicidade, como essa criança reage ao bombardeio publicitário?

Frustrações fazem parte da vida, são importantíssimas para a formação do indivíduo. Porém a vida, sem o auxílio da publicidade, já nos fornece bastante material para isso, até mais do que gostaríamos. Será mesmo necessário ter que expor as crianças a mais essa situação?

A ideia não é acabar com a publicidade. Gostando ou não, ela tem o seu papel na nossa sociedade. O que precisamos é direcionar essa publicidade a quem de fato tem a tal “capacidade de consumo” citada anteriormente: os pais e responsáveis.



Bookmark and Share




Previous Post
Control Toys
Next Post
Campanha do Parque da Xuxa expõe crianças ao risco e fere as regras do Conar



Mariana Sá






More Story
Control Toys
Esta é a chamada da nova temporado do Programa Supernanny, do SBT: Esta é a explicação da ação que corre o risco...