Esta é a chamada da nova temporado do Programa Supernanny, do SBT:
Esta é a explicação da ação que corre o risco de ganhar prêmio:
É óbvio que esta ação é uma brincadeira e que a Supernanny está afirmando que existem outras formas de adestramento infantil.
Mas vamos lá: suponha que exista um programa que ensine aos homens formas de se relacionar melhor com as mulheres. Aceitaríamos a propaganda mostrasse mulheres sendo puxadas pelos cabelos, sendo acorrentadas aos fogões, pilotando carrinho de supermercado e depois viesse a locução: “existem maneiras melhores de educar sua esposa”?.
O problema desse comercial é o mau gosto extremo e a forma desrespeitosa com que trata a infância. Mesmo sendo uma brincadeira.
Vejam que quando os pais descobriam que era da Supernanny, nenhum ria. Ficava aquele sorrisinho amarelo, meio de quem não entendeu direito a mensagem.
Agora vejamos o que diz a autorregulamentação:
Artigo 19 – Toda atividade publicitária deve caracterizar-se pelo respeito à dignidade da pessoa humana, à intimidade, ao interesse social, às instituições e símbolos nacionais, às autoridades constituídas e ao núcleo familiar.
Artigo 20 – Nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade.
Artigo 21 – Os anúncios não devem conter nada que possa induzir a atividades criminosas ou ilegais – ou que pareça favorecer, enaltecer ou estimular tais atividades.
Artigo 37 – Os esforços de pais, educadores, autoridades e da comunidade devem encontrar na publicidade fator coadjuvante na formação de cidadãos responsáveis e consumidores conscientes…E mais:
I – Os anúncios deverão refletir cuidados especiais em relação a segurança e às boas maneiras e, ainda, abster-se de:
c. associar crianças e adolescentes a situações incompatíveis com sua condição, sejam elas ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;
i. utilizar situações de pressão psicológica ou violência que sejam capazes de infundir medo.
Diante de tudo isso, você acha que esta campanha é respeitosa? Você acha que é digna uma comunicação como esta anunciar o programa de uma educadora? Você acha que esta campanha deve ficar no ar?
Tags: autorregulamentação educação infantil SBT Supernanny