campanhas / 19 de dezembro de 2012

Onde foi parar o verdadeiro significado do Natal?

Texto de Ana Cláudia Bessa*

Natal há muito tempo perdeu o veio do seu real significado. Hoje o que vemos é um exagero no consumo, e o momento que deveria ser dedicado à reflexão e à união familiar é transformado em mera troca de presentes.

Fica muito difícil para os pais não caírem na armadilha, já que as crianças são empurradas a desejar os bons e grandes presentes no Natal. Sem contar aqueles incontáveis presentes de parentes e amigos que nem sempre são algo de que precisamos ou de nosso gosto. E, no caso das crianças, uma sucessão de brinquedos que eles simplesmente não dão conta de usar. Também pelo excesso, acabam não valorizando nenhum.

Deixamos então aqui uma sugestão que tem dado certo em nossa casa: fazemos uma “vaquinha” na família para a compra de um bom presente que será “o” presente do Papai Noel. Ano retrasado foi uma bicicleta, ano passado, um videogame, e eles nem perguntam por mais presentes. É muito mais bacana do que ver aquele monte de presentes que as crianças nem curtem e que na vida cotidiana só ocupam espaço e acumulam poeira.

Quando temos que dar presentes para familiares e amigos, sempre escolhemos artigos educativos reciclados que sempre surpreendem, inspiram e dão bom exemplo. Na escola, caso as crianças participem de alguma atividade relacionada à troca de presentes, sempre devemos pensar coletivamente e não enviar presentes caros que incentivem o consumismo. Livros bacanas e quebra-cabeças são ótimas oções. A escola é um ambiente educacional de suma importância. Os bons exemplos ali são fundamentais. Por isso, escolha sempre presentes de um valor médio, sem ostentação.

Fazer diferente é possível e fundamental para um futuro melhor.

*Ana Cláudia Bessa é mãe de dois meninos, ativista, blogueira, empresária e idealizadora do projeto Futuro do Presente


Tags:  consumismo Natal precisamos rever o Natal

Bookmark and Share




Previous Post
Não vamos deixar o consumismo roubar o Natal
Next Post
Papai Noel e “seu presente de Natal” e seu merecimento



Mariana Sá




You might also like






More Story
Não vamos deixar o consumismo roubar o Natal
Texto de Renata Kotscho Velloso* Uma pergunta que as minhas filhas adoram fazer mesmo já sabendo a resposta é “Mãe,...