campanhas / eventos / 9 de outubro de 2013

Nossa terceira feira de troca de brinquedos em Salvador

Texto especial para o Milc de Mariana Sá*

A Feira de Troca de Brinquedos
Poema de Gustavo Santa Cruz**

Na feira de brinquedo
Todo mundo é feliz.
Um traz livro, outro traz brinquedo
É a criançada quem diz.

Na feira de brinquedo
Todo mundo sai ganhando.
A meninada faz as trocas
E os pais, alegres, só olhando.

Na feira de brinquedo
Os meninos vêm pra brincar.
Mas levam sacolas cheias de brinquedos
Porque é melhor trocar do que comprar.

Na feira de brinquedo
É dia das crianças sem consumismo.
Todos ficam satisfeitos
É um exercício de altruísmo.

+++

No sábado, 5 de outubro de 2013, durante a 3ª Feira de Troca de Brinquedos e Livros Infantis de Salvador, me deparei com diversas questões:

– Vai ter todo sábado?
– Quando será a próxima?
– Vocês podem vir organizar uma feira destas no meu bairro?
– Posso te ligar para você fazer uma feira destas na escola dos meus filhos?
– Vocês dão consultoria?
– Você poderia ir no meu município organizar uma feira?

Para as perguntas sobre quando nosso grupo organizará outra, a resposta era “no ano que vem!” e para as demais era “vocês não precisam de nós para organizar uma feira”.

Precisa-se de poucos recursos para organizar uma Feira de Troca de Brinquedos. Especialmente se for uma Feira pequena, dentro de um ambiente com fortes vínculos comunitários: precisa-se de gente! Gente disposta e disponível!

Quando fazemos uma sequência de feiras do tamanho das soteropolitanas, precisamos de um pouco mais para não ter desgaste entre as gentes do grupo: muita articulação, muito estudo, muitos encontros, muitas conversas para refletir sobre o que funciona e o que não funciona, muita abertura para ouvir críticas, muito coração para ouvir elogios, e, principalemente, de muitos amigos que cedem seus talentos, seus dons e suas redes para as crianças. Enfim, precisa de gente e dedicação.

Na primeira feira, nos surpreendemos com a fluidez, com a alegria, com a disponibilidade das pessoas para viver algo novo. Nos apaixonamos pela conduta cidadã e solidária das crianças.

A segunda feira nos surpreendeu pela adesão: mais de mil pessoas em paz, apesar dos incômodos de sermos muito num lugar pequeno. Apaixonamo-nos pela expansão da idéia, pela possibilidade de ver este movimento crescer. Acreditamos que precisamos viver menos no consumismo para sermos uma sociedade mais bacana.

A terceira feira nos surpreendeu pela concretização de vários aprendizados que tivemos nas primeiras edições. Ficamos apaixonados pela autonomia das famílias, muitos estavam lá pela segunda ou terceira vez e já sabiam funcionar de maneira independente da organização.

Mais gente do que na primeira edição e menos gente do que na segunda edição. Concluímos, mais uma vez, que este é um movimento que não necessita de escala, que não pode ser industrial, que precisa ser artesanal para fazer sentido, é um movimento em que, literalmente, menos é mais.

Queremos que várias Feiras de Troca de Brinquedos aconteçam em Salvador, na Bahia, no Brasil e no mundo, porque quando vivemos na pele a experiência de transcender o valor monetário de um objeto, conseguimos de fato entender que o objeto é o que menos importa.

(*) Mariana é publicitária e mestra em políticas públicas. É mãe de dois e escreve no blog viciados em colo. Co-fundadora do Movimento Infância Livre de Consumismo.

(**) Gustavo é pai de Tiago, 9 anos, e de Pedro, 5 anos; é Engenheiro, mora em Salvador e não só apoia a sua esposa, como se envolve de coração na preparação da Feira de Troca de Brinquedos de Salvador desde a primeira edição.

 


Tags:  Dia das Crianças Dia das Crianças 2013 Dia das Crianças sem consumismo Feira de Troca de Brinquedos Salvador

Bookmark and Share




Previous Post
Michelle Obama faz discurso contundente sobre a publicidade de produtos alimentícios para crianças
Next Post
Por um Dia das Crianças diferente em Belo Horizonte



Mariana Sá




You might also like






More Story
Michelle Obama faz discurso contundente sobre a publicidade de produtos alimentícios para crianças
Texto de Michele Simon*, publicado aqui em 24 de setembro de 2013 Tradução de Silvia Düssel Schiros** autorizada pela...