livros e filmes / 25 de agosto de 2014

O Segredo da Caverna – A fábula da TV e da Internet

Resenha literária especial para o Milc de Vanessa Anacleto*

Wagner Bezerra é pai, professor,  pesquisador e escritor. Seu livro O Segredo da Caverna – A Fábula da TV e da Internet fala, para crianças, sobre o Mito da Caverna, uma das clássicas passagens da filosofia, contada no livro VI de A República. De forma simples, como convém no texto destinado ao público infantil, o autor conversa com as crianças sobre a complexidade do tema que passa pela discussão ética e de cidadania tão necessário aos dias de hoje.

Traçando um paralelo entre os prisioneiros da caverna e os espectadores da mídia de hoje, o livro fala de Doxa (crença comum ou opinião popular) comparando-o à mídia de hoje. Seu personagem ilude o povo aprisionado na caverna, fazendo com que se submetam apenas a sua opinião até o feliz dia em que Episteme, uma das acorrentadas, insatisfeita, descobre que é possível romper com as imagens e ideias de Doxa, o ilusionista, ajudando os amigos prisioneiros a encontrarem novas formas de pensar.

Com filosofia, crítica e reflexão, O segredo da caverna é livro para pais e filhos. O capítulo A moral da história trata especialmente da programação e publicidade infantil trazendo importantes questionamentos como, por exemplo: ” Se vocês tivessem que aconselhar seus amigos de escola a escolher entre o lixo da mídia e os conteúdos de qualidade da TV e internet, o que fariam? Tentariam contar-lhes que existem outras opções de conhecimento? Ou deixariam tudo como está?” Depois de lerem a fábula de Episteme e seus companheiros de caverna, é possível refletir e começar um novo processo de saída da caverna em que nos encontramos.

O livro O segredo da Caverna está na 23a. Bienal do Livro de São Paulo, que acontece de hoje a 31 de agosto, no estande da Cortez Editora. Contato do autor wagnerbezerra@cienciaearte.com.

(*) Vanessa Anacleto é autora do livro Culpa de Mãe e escreve no www.maeetudoigual.com.br



Bookmark and Share




Previous Post
Publicidade dirigida a crianças: libertarismo ou liberalismo?
Next Post
Os limites legais da publicidade infantil no direito brasileiro



Mariana Sá






More Story
Publicidade dirigida a crianças: libertarismo ou liberalismo?
Texto publicado anteriormente no ANARCA É A MÃE! de Letícia Penteado* Como eu já disse, existe uma diferença entre...