Vamos pensar neste mercado de ovos de páscoa licenciados (com personagem e com brindes) como o período das eleições: cada centavo que você gasta é um voto que você dá. Você votaria em alguém que:
– Desrespeita as leis vigentes?
– Entra na sua casa sem licença e faz propaganda para seu filho?
– Te impede de levar seu filho na rua ou interpela seu filho nos lugares onde você o leva sem te pedir licença?
– Tenta convencer seu filho de que ele precisa de coisas que fazem mal para a saúde?
– Favorece o trabalho análogo à escravidão?
– Superfatura o produto e repassa o custo para o cidadão?
– E que faz tudo isso as custas das crianças?
Não né? Então porque você compraria ovo de páscoa licenciado? BOICOTE!
O boicote é uma das mais importantes armas que um cidadão-consumidor tem à mão. O ato de buscar informações sobre um produto ou serviço, constatar seus vícios e deixar de consumi-lo é poderoso! É uma forma de protesto. É cidadania! É uma resposta que o consumidor dá às empresas que têm condutas perniciosas à sociedade. À população brasileira, parece faltar informação (que é sonegada deliberadamente segundo alguns interesses!) na hora da escolha entre muitas marcas e produtos.
Ações de boicote à determinadas marcas – somadas à escolha consciente e informada de produtos que se revelam mais responsáveis – podem ser revolucionárias. Pode não ser uma revolução mundial ou nacional, mas com certeza promove microrrevoluções: quando temos informação suficiente e consciência, é muito difícil tirar dinheiro do bolso para comprar um produto, ainda que o restante das pessoas o façam sem questionar.
Quando finalmente entendemos que um ovo de páscoa com personagem e brinde é pernicioso e abusivo, iremos às últimas consequências para achar uma alternativa e tentaremos convencer todos os amigos, colegas e conhecidos de fazer o mesmo.
É revolucionário e gratificante perceber que não somos mais parte (importante) de um ciclo vicioso, muito pelo contrário, que somos agentes de uma mudança em curso em benefício da nossa família, das crianças e do planeta, num prazo mais longo.
Nós, do Milc, temos esta convicção e não vamos coçar a carteira para encher o bolso de corporações que simplesmente ignoram as necessidades das crianças e que usam técnicas abusivas para marketar produtos de baixa qualidade, fingindo que não conhecem a legislação vigente. Assim como já boicotamos individualmente alguns produtos danosos para o planeta, para a sociedade e para a infância, boicotaremos os ovos licenciados.
Boicotaremos, denunciaremos aos órgãos competentes (mesmo que nada aconteça a curto prazo), procuraremos alternativas artesanais para presentear nossos filhos e amigos ou nos divertiremos fazendo nossos ovos em casa (como desejarmos) e espalharemos estas reflexões.
A indústria só muda se for obrigada e não parece que o estado está disposto a comprar esta briga, então obriguemos nós: faremos isso todas as páscoas até que não exista nenhum personagem flutuando no túnel de ovos dos supermercados brasileiros.
Convido você que chegou até este ponto da leitura a fazer o mesmo: boicotem, denunciem e espalhem:
Compartilhe este e outros post do Milc e marque seus amigos, os avós, padrinhos, tios dos seus filhos, primos, vizinhos, pais e mães da escola do seu filho, professores nas publicações do Facebook e do Instagram, mande o texto linkado por email e ajude a espalhar este convite.
Você também pode usar o twitter para fazer denúncias e protestos contra o licenciamento de personagens em ovos de páscoa, contra o abuso dos preços diante da quantidade de chocolate, contra a qualidade dos produtos, ou da existência dos brindes ilegais para alguns órgãos e entidades de defesa do consumidor.
IDEC @idec ou https://twitter.com/idec
Ministério Público Federal @mpf_pgr ou https://twitter.com/mpf_pgr
ProconSP @proconsooficial ou https://twitter.com/proconspoficial (existem perfis de Procons em vários estados).
Muitos desses órgãos também têm perfil no Facebook, você também linká-los em suas postagens de protesto. Para procurar o contato de entidade do seu Estado, basta colocar na busca do Google: twitter + nome do órgão ou entidade + Estado da Federação
***
Em tempo:
– O Mamatraca está reunindo as chocolaterias artesanais de todo o Brasil na sua fan page: compre de quem faz.
– Procure receitas e tutoriais na internet e junte as crianças e façam fazer vocês mesmos: pode ser divertido!
– Marque seus amigos, os avós, padrinhos, tios dos seus filhos nas publicações do Facebook e do Instagram, mande este texto por email e ajude a espalhar este convite.
Saiba mais: http://bit.ly/PascoaLivre + http://bit.ly/OvoZuado
Tags: #infancialivre #pascoalivre #pascoalivredeconsumismo Código de Defesa do Consumidor Conanda licenciados Páscoa resolução 163