Antes de ser mãe nunca tinha lido o ECA. Depois eu li e já tinha ouvido falar que era um dos melhores códigos de leis de proteção à infância do mundo.
Mas só temos conhecimento do ECA na imprensa, de forma negativa, qdo a TV diz que o ECA só serve pra proteger menor infrator e indisciplinado.
Se TODOS lessem e entendessem e seguissem o ECA, em conjunto pais, parentes próximos, e educadores (pra mim todos que trabalham na escola, depois de ter lido o ECA: a merendeira ou dona da lanchonete na escola privada, a inspetora, a monitora, a professora, a pedagoga, coordenadora, diretora todos) e o conjunto da sociedade (empresas, instituições, estado, sei lá tudo todo mundo) podem ter certeza que teríamos crianças incríveis, que se tornariam adultos incríveis.
É dever de TODA a sociedade isso. Tudo está interligado. Até o Conar. Quando permite propaganda de brinquedo durante desenhos educativos, incentivando consumo desenfreado, competição entre as crianças (eu tenho esse brinquedo vc não), acirramento à luta de classes e perpetuação dessa diferença (vejo mães na escola enchendo o peito pra falar que comprou tablet pra criança de 3 anos, acha um sinal de status elevado), entre outras percepções ao meu ver desnecessárias, que aprendemos devido a falta de informação mesmo das pessoas que nos cuidaram na infância, e que não precisamos repetir não é mesmo?
Desconstruir, aprender. Quero sempre, leio, pergunto, sou eterna leiga, não quero nem nunca serei dona da verdade. Só quero um ambiente melhor, crianças melhores, adultos melhores e consequentemente um mundo melhor.
Achava utópico, mas é possível sim. Trabalho de formiguinha, mas é possível.
Comentário de Camilla Cardoso em http://bit.ly/21v97Wj