campanhas / 12 de outubro de 2012

Balanço de campanha: saldo positivo e muito aprendizado

É hoje! 12 de outubro. Feriadão – pois comemoramos o dia da padroeira do país, Nossa Senhora Aparecida. E é também Dia das Crianças.

Há três semanas propusemos uma reflexão aos nossos leitores. Como estamos comemorando o Dia das Crianças? Aliás, como temos passado o tempo com nossas crianças? O que faríamos neste dia 12 de outubro? Qual o papel do presente? Como escapar das armadilhas do comércio?

A repercussão da campanha, tanto nos comentários do blog como nos compartilhamentos e debates no Facebook e Twitter, demonstraram que este tipo de preocupação é comum a muitos pais. Muitos de nós estão refletindo sobre como consumir de forma sustentável. E a imensa maioria dos pais acredita que a presença, os momentos passados em família, são o que eles podem oferecer de mais importante a seus filhos.

Percebemos que a maioria dos pais entendeu a nossa proposta. “Claro que é bom ganhar um brinquedo novo. Ou esperar o dia do aniversário, o dia das crianças ou o Natal para ganhar o tão sonhado presente. O problema é quando o brinquedo se transforma em moeda de troca ou está no centro das relações que se estabelece em casa e com os outros ou ainda se torna representativo de força e liderança. Quem tem esse ou aquele brinquedo é mais especial, destaca-se na multidão, é mais amado, é acolhido com mais facilidade dentro da turma. Daí surgem as relações artificiais, fungíveis e frustrantes. É muito mais fácil convencer uma criança a comprar um brinquedo do que fazê-la acreditar que não precisa dele pra ter amigos e pra ser feliz. Amigo se escolhe por afinidade, por respeito e não pelas coisas que possui”, disse Ivana Luckesi no blog “Contações de uma mãe”.

Antenados com as necessidades de suas famílias, pais e mães se apressaram em pensar um dia das crianças diferente. Pipocaram sugestões de como passar juntos este dia. Passeios, brincadeiras, piqueniques, construção de brinquedos, almoços em família… Percebemos que temos muitas opções de diversão junto com as crianças que não incluem necessariamente o consumo. Resolvemos, então, compartilhar com vocês algumas dessas sugestões tão bacanas. Faça você também o feriado da sua família muito mais divertido!

Ana Paula Moura, do “Faz de Conta que eu sei”: “Organizar um acampamento no próprio quintal junto com os primos ou colegas de escola, cinema em casa com direito a pipoca, logo após, cada um conta uma história engraçada de si mesmo… No dia seguinte, podem fazer uma gincana com diversas brincadeiras como: a corrida do ovo na colher, corrida do saco, pular corda, brincar de roda com cantigas tradicionais ou criando novas brincadeiras com músicas atuais, por que não? Reunir todos em torno de um jogo de tabuleiro, adultos e crianças brincando, rindo, aprendendo, ensinando todos juntos.”

O blog “Conversas ao meio-dia” trouxe três dicas para um Dia das Crianças mais feliz (e que não passam pelo consumo!):

– Reflita com sua família sobre a necessidade de comprar brinquedos novos e pense em alternativas como trocar ou confeccionar brinquedos junto com as crianças. Estas simples atitudes geram, nos adultos e nas crianças, um bom começo de reflexão sobre consumo;

– Aproveite para reciclar os brinquedos que seu filho tem e já não brinca mais, separe junto com ele explicando o novo destino e encaminhe-os para alguma instituição ou criança carente. É uma oportunidade de começar a conversar com seu filho sobre desigualdade social e cidadania;

– Procure oferecer presença, independente de presentear seu filho, no Dia das Crianças. Passe o dia com ele, brinque com os brinquedos novos ou façam algum passeio especial (pic nic, zoo, cinema, teatro, trilha…). Isto não é diferente de como deveriam ser todas as suas horas vagas juntos, pense nisso também.

A blogueira Vanessa Anacleto, do “Mãe é tudo igual”, também falou sobre como será o dia das crianças em sua família: “Dia das crianças é dia de uma lembrança e como sempre é feriado, dia de ficar junto, em família. Este ano estou tentando organizar um pequeno piquenique para passarmos algum tempo com ele em um parque, relaxando ao ar livre”.

Agora vá, aproveite este feriado com a sua família! E depois nos conte como foi o dia de vocês!

Veja quem mais participou da blogagem coletiva com reflexões e dicas de brincadeiras:

http://fazdecontaquesei.blogspot.com.br/2012/09/qual-o-verdadeiro-significado-do-dia.html

http://www.contacoesdeumamae.com/2012/10/consumismo-brinquedos-e-brincadeiras_3.html

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=494854370534164&set=p.494854370534164&type=1

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=3736537299684&set=a.2387351850891.2107166.1463657225&type=1&theater

http://fazdecontaquesei.blogspot.com.br/2012/07/brincando-dentro-de-casa.html

http://vadebike.org/2012/10/presente-crianca-consumismo-infancia/

http://conversasaomeiodia.com.br/dia-das-criancas-as-avessas-ou-porque-voce-deve-pensar-em-proteger-seu-filho-ao-inves-de-presentea-lo/

http://www.mamiferas.com/blog/2012/10/o-melhor-presente-e-brincar-junto.html

http://contosmamaepolvo.blogspot.com.br/2012/10/ensinamentos-de-pedro.html

http://www.maeetudoigual.com.br/2012/09/o-que-dar-no-dia-das-criancas.html

http://www.contacoesdeumamae.com/2012/10/consumismo-brinquedos-e-brincadeiras_3.html

http://maededudu.blogspot.com.br/2012/10/dia-das-criancas-compartilhe.html

http://maededudu.blogspot.com.br/2012/10/dia-das-criancas-compartilhe_4.html

http://juliemcasa.com/2012/10/05/dia-das-criancas-compartilhe-brincadeiras/

http://coisas-da-lara.blogspot.com.br/2012/10/brincando-de-ler-para-os-amigos.html

http://maedobento.blogspot.com.br/2012/10/dia-das-criancas-sem-brinquedo.html

http://www.vivendoemerecriando.blogspot.com.br/2012/10/brincadeira-super-legal.html

http://www.mamaeananda.blogspot.com.br/2012/10/dia-das-criancas-compartilhe.html

http://www.psicologiaracional.com.br/2012/10/a-importancia-de-frustrar-seus-filhos.html

http://www.vivendoemerecriando.blogspot.com.br/2012/10/brincadeira-super-legal.html

http://donamaricotafeliz.blogspot.com.br/2012/10/bc-o-presente-que-toda-crianca-gosta-de.html

http://bebedubem.blogspot.com.br/2012/10/todo-dia-e-dia-de-crianca.html

http://peque-nino.blogspot.com.br/2012/10/consumismo-infantil-cultura-do-ter-e-do.html

O Mamíferas entrou na blogagem coletiva a semana toda. Compartilhamos a explicação http://bit.ly/RbAMZe, a Kalu falou um pouco sobre o brincar http://bit.ly/SOx393 e a Tata compartilhou as brincadeiras das filhtas – http://bit.ly/SWNTCJ. A Nanda ensinou a fazer um sling de brinquedo e falou sobre o brincar de cuidar – http://bit.ly/RREOIL

(*) Se você postou e não incluímos seu link, por favor, deixe um comentário com o link.

Tags:  blogagem coletiva Dia das Crianças

Bookmark and Share




Previous Post
Trocas e aprendizados
Next Post
Por que não deixo meus filhos assistirem Carrossel



Mariana Sá




You might also like




0 Comment

Oct 12, 2012

Olá!
Acabei de ler um texto no blog de uma amiga e resolvi participar também.
Segue meu link: http://donamaricotafeliz.blogspot.com.br/2012/10/bc-o-presente-que-toda-crianca-gosta-de.html

Bjocas e obrigado!


Oct 12, 2012

Que bacana, quanto post legal! Parabéns pela iniciativa! Eu que nem sabia da blogagem coletiva, fiquei super contente de ter podido contribuir mesmo assim!!!
🙂
Tamo Junto
Elba


Oct 12, 2012

Esqueceram do meu 🙂

http://bebedubem.blogspot.com.br/2012/10/todo-dia-e-dia-de-crianca.html


Oct 12, 2012

O Mamíferas entrou na blogagem coletiva a semana toda. Compartilhamos a explicação http://bit.ly/RbAMZe, a Kalu falou um pouco sobre o brincar http://bit.ly/SOx393 e a Tata compartilhou as brincadeiras das filhtas – http://bit.ly/SWNTCJ. A Nanda ensinou a fazer um sling de brinquedo e falou sobre o brincar de cuidar – http://bit.ly/RREOIL


Oct 13, 2012

O Mamães em Rede propôs esta blogagem coletiva que tem tudo a ver com este tema:

http://www.compromissodemae.blogspot.com.br/2012/10/presenca-o-presente-que-toda-crianca.html


Oct 15, 2012

Minha filha de 4 anos foi visitar a avó e a encontrou arrumando o roupeiro das netas. Minha mãe pegou uma roupa que não dava mais em minha sobrinha e Marina, minha filha, comentou que a roupa é linda! Então minha mãe explicou que não mais nela, prontamente Marina disse “Voce devia ter levado na feira de trocas”. Essa é para quem pensa que esse tipo de ação demora para fazer efeito. Pode demorar a galera de certa idade e arraigados hábitos, mas a turminha nova assimila a novidade muito rápido!


Oct 16, 2012

opa, nós também participamos!
parabéns e que o movimento continue e ganhe força!



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



More Story
Trocas e aprendizados
No último dia 6 de outubro, mais de 30 grupos de voluntários atenderam o chamado do Instituto Alana e realizaram feiras...