Começamos a trabalhar em março 2012 com o nome “Infância Livre de Consumismo”, resultado de uma enquete ampla feita entre membros do Grupo de Discussão Consumismo e Publicidade Infantil. Na época, nos colocávamos como um “Coletivo”.
Assim como o nome, a marca foi desenvolvida a partir de uma enquete para escolha da cor e do tipo de letra a ser usado. O desenho final foi criado por um profissional de design, mas o planejamento, estudos e pesquisas necessários para uma melhor elaboração de uma logomarca correta eram insuficientes, até porque, naquele momento não se sabia ao certo a dimensão e os rumos do movimento.
Com o passar dos meses, identificamos que a nossa atuação estava mais afinada com a atuação de um “Movimento”; por isso, em meados de 2012, de maneira espontânea, incluímos a expressão no nome, o que gerou uma sigla de fácil verbalização: MILC. A similaridade na pronúncia da sigla com a palavra “leite” em inglês foi bem-vinda e ajuda a identificar o MILC como um movimento materno – pais e não pais são bem-vindos, porém sabemos que as mães tem sido as protagonistas.
Desde 2013, depois de incorporarmos a sigla nas nossas falas e nos nossos textos, sentimos a necessidade de redesenhar a marca para que inclua o ‘M’ de movimento e para que traduza nossa identidade atual e sonhos futuros. E depois de um exaustivo processo de planejamento interno, nossa nova logo foi encomendada.
Concordamos com o designer que afirma que a COR é um dos elementos mais importantes da identidade visual de uma marca e por isso escolhemos manter a cor laranja, mas em outra tonalidade: um tom mais maduro depois de muitas descobertas neste percurso especialmente da descoberta da nossa missão como grupo de mães, pais e cidadãos interessados no debate sobre infância, consumismo, marketing e publicidade direcionados às crianças.
A escolha da tipologia escrita à mão e a manutenção da sigla em caixa baixa atende aos nossos sonhos de ser um grupo de mães debatendo sem gritos e de maneira acolhedora os impactos da comunicação nas vidas dos nossos filhos, além de demandar políticas públicas a correta conduta das empresas. Nossa missão é levar informação e fomentar o debate sobre a influência das relações comerciais na educação das crianças, vigiando a atuação das empresas. E o nosso objetivo é aumentar a compreensão da sociedade para as questões da publicidade e consumismo infantil, fortalecendo o movimento frente aos excessos das empresas.
Com isso em mente e levando em conta os nossos valores – Respeito à infância “o bem-estar da criança é prioridade”; Transparência e Responsabilidade “visão crítica, compromisso com a informação e suas consequências”; Pluralidade “respeito à diversidade de visões”; e Acolhimento “receptividade e compreensão: todo mundo é bem-vindo e bem recebido” – nossa nova logomarca foi criada e começamos a partir de agora um novo caminho em direção de um mundo em que valores humanos estejam acima dos interesses das empresas.
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