escola / 8 de setembro de 2014

Livre de consumismo. Livre para aprender.

Texto especial para o Milc de Anna Galafrio*

Escola Jardim Primavera lança campanha de arrecadação coletiva para implementar Ensino Fundamental Waldorf em Ubatuba- SP. Conheça essa iniciativa!

Nossa Escola oferece educação infantil desde 2009. Prezamos pelo brincar livre, pela alimentação natural e por nenhum conteúdo de mídia. As crianças levam suas sacolas, a maioria delas de pano. Nenhuma criança veste roupas com imagens de personagens! Isso de cara chama a atenção de nós, os pais, que vivemos o mundo de consumo desenfreado com claros apelos ao público infantil. A proposição pedagógica para que os pais evitem o uso de roupas com personagens nos leva a pensar e buscar (muitas vezes com dificuldade!) opções mais adequadas ao ambiente escolar.

Os pais se revezam nas compras dos alimentos, então toda semana as famílias fazem feira, priorizando a feirinha orgânica e a Rede Agroecológica Caiçara, que centraliza a venda de produtos orgânicos dos produtores rurais locais. Além disso, o preparo do alimento é feito em sala de aula, na presença das crianças e muitas vezes pelas crianças! O pão é feito por elas, num lindo ritual de preparo e aprendizado. Elas carregam ao final do dia seus pães em saquinhos de algodão bordados pelos pais e mães, o que acrescenta ainda mais no cuidado que cada um tem pelo seu produto.

No Jardim Primavera, todo o trabalho de jardinagem, manutenção e pintura é feito preferencialmente pela associação de pais e mães, quando realizamos mutirões juntamente com as crianças. Acreditamos que os mutirões são espaços de aprendizado e coletividade, onde a responsabilidade, o amor ao espaço e a realização acontecem por causa do envolvimento da comunidade escolar.

Pretendemos dar início ao Ensino Fundamental Waldorf, para que as crianças não precisem deixar esse espaço para irem a outras escolas, mesmo sabendo que elas se adaptariam bem a qualquer instituição. Isso porque sabemos que muitas famílias também estão insatisfeitas com a Escola tradicional, que não acredita ou não consegue implantar as práticas que consideramos essenciais para o desenvolvimento do ser humano. Nenhuma escola valoriza tanto a liberdade como uma escola que vibra pela vida longe das telas e dos alimentos açucarados.

Ser livre de consumismo é ser livre para aprender. Toda escola poderia ser livre de alimentos industrializados e açucarados, não é mais caro viver assim! Toda escola poderia oferecer tempo de brincar livre, num ambiente natural, para que as crianças tenham acesso ao mundo que existe longe dos brinquedos de plástico!

Acreditamos que o Ensino Fundamental possa desenvolver seres humanos conscientes e bem nutridos intelectual e espiritualmente. Para que essas crianças se tornem adultos capazes de viver no mundo de hoje e de amanhã com criatividade, inteligência e astúcia.

Quem concorda com esse estilo de aprendizado, vive a escola junto a seus filhos, trabalha com eles e revê a própria vida para que haja coerência. Se você também se sente movido por essas diretrizes quando pensa na educação do seu filho, saiba que não está sozinho! Nossa Escola está com quase 70 benfeitores apoiando a causa do Ensino Fundamental, em 5 dias de campanha no site Benfeitoria. Estamos com 25% de nossa meta alcançada e precisamos dos 100%!

Confira nosso vídeo de apresentação e contribua para que nossa Escola possa acolher mais crianças!

www.benfeitoria.com/projetofundamental

Outros links:
Site: http://www.jardimprimavera.com.br/
Página no facebook: https://www.facebook.com/EscolaWaldorfJardimPrimavera

(*) Anna é mãe e realiza sessões de coaching para mães. Em constante busca por coerência entre seus valores e sua real existência, mudou-se para Ubatuba ano passado e encontrou a Escola Jardim Primavera, que se tornou aliada na educação do seu filho.


Tags:  crowdfunding escola financiamento coletivo mãe

Bookmark and Share




Previous Post
Fórmula Fix Leite Artificial - Amamentação x bebê Nestlé
Next Post
Resultado do Sorteio do Livro Mentes Consumistas



Mariana Sá




You might also like






More Story
Fórmula Fix Leite Artificial - Amamentação x bebê Nestlé
Resenha da reportagem Fórmula Fix - Leite Artificial - Amamentação x bebê Nestlé, de Ana Cláudia Bessa* Já que estamos...