Texto especial para o Milc de Vanessa Anacleto*
Meu filho, aos 7 anos, estranhou. Está imerso em letras, acaba de aprender a ler. E os livros só tem letras na capa. Sim, são livros só com imagens. Desafiado a ler, foi em frente. Folheando e abrindo sorriso. No final decretou: “Entendi porque não tem letras, não precisa! E pediu ajuda para fazer um chapéu com jornal.”
Os livros O jornal e O lenço, de Patricia Auerbach, da editora Brinque-Book, convidam à brincadeira. Mas não a qualquer brincadeira. Trata-se da melhor de todas. A brincadeira repleta de imaginação, sem imagens prontas. O que é um jornal para você? Algo que se pode ler? Mas, é só? Quantas coisas uma criança pode fazer com ele? Vencedor do Prêmio FNLIJ ( Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil) na categoria imagem, O jornal mostra que há muito o que fazer com o jornal depois que papai lê.
Em O lenço, uma menina encontra um lenço na gaveta da mamãe e experimenta uma série de brincadeiras . Com um lenço dá pra ser rainha, brincar de cabana, pirata e voar com capa. Dá pra fazer muitas outras coisas mas precisa ser criança pra saber.
Perguntamos à autora como nasceu a ideia para a criação dos livros que convidam ao brincar. Para falar com crianças é preciso ser criança também. Vejam a resposta da Patrícia:
“Os livros O Jornal e O Lenço, nasceram de pura brincadeira. O jornal, num sábado chuvoso em que eu decidi fazer dobraduras de jornal velho para distrair meus filhos enquanto eles não podiam sair para brincar. A ideia deu tão certo e a brincadeira foi tão gostosa que eu resolvi escrever nossa historia de piratas e guerreiros para que os os meninos pudessem lembrar daquele dia mesmo depois de grandes. Então primeiro eu fiz o texto, depois as ilustrações e quando terminei percebi que tinha feito um livro! A ideia de tirar o texto da história veio só depois, com a minha vontade de que cada leitor tivesse a chance de criar sua própria versão para a nossa aventura. Com O Lenço foi tudo bem parecido, só que a brincadeira de verdade nasceu há muito tempo, quando eu ainda era criança e passava horas em frente ao espelho criando vestidos e tranças com a toalha de banho! “
Para saber mais sobre a autora e sua obra, visite a página da Brinque-Book.
***
O Milc recebeu dois exemplares de cada um dos livros para sortear entre os seguidores. Eles serão sorteados este fim de ano no blog e entregues em endereço indicados pelos ganhadores dentro do território nacional. Para concorrer basta que, até dia 24 de dezembro, você deixe um comentário na caixa deste post com email válido dizendo “Quero participar do sorteio dos livros O Jornal e O Lenço”. O resultado sai na extração da Loteria Federal do dia 07 de janeiro e publicaremos o resultado até o dia 10.
Gostou da brincadeira? Publique fotos das crianças brincando com jornal ou lenço usando a hashgtag #infancialivre no twitter ou no instagram ou envie via DM/Direct (Mensagem direta para o @infancialivre). As fotos podem ir para o nosso mural. Elas não participam do sorteio, mas a brincadeira é livre!
Tags: brincadeira. livro brincar brincar livre