criança e mídia / destaque_home / 19 de dezembro de 2014

Quem está nos matando suavemente?

Texto especial para o Milc de Mariana Sá*

Há quem diga que a propaganda e o marketing não podem ser controlados pelo estado, ou pela sociedade, em nome da livre concorrência. Dizem que a publicidade é ferramenta fundamental para que as empresas possam competir por mentes e bolsos. Dizem ainda que autorregulamentação publicitária feita pelo Conar funciona muito bem. Como publicitária, tenho que concordar: funciona. Funciona bem. Mas não para nós simples mortais, consumidores, cidadãos. A autorregulamentação funciona apenas para a publicidade e para as corporações.

Faz muito tempo que a publicidade deixou de servir para apresentar ao consumidor marcas, produtos e atributos. A semelhança dos atributos tangíveis quanto à composição e qualidade forçou os departamentos de marketing a buscarem diferenciar as marcas por atributos totalmente intangíveis e, podemos dizer, irreais. A estratégia de vender *felicidade* ao invés de vender o sabor ou supostas propriedades nutricionais se justifica pela existência de trocentas bebidas açucaradas e gaseificadas similares.

E as marcas se atrelam valores sem os quais “não poderíamos estar no mundo civilizado”: sucesso, reconhecimento, beleza são alguns destes. E em pouco mais de 50 anos de venda de valor atrelados a marcas, o que compramos? Compramos a ideia de que precisamos ser únicos, que precisamos nos diferenciar e com tanto bombardeio, a única coisa que nos diferencia e nos identifica são os objetos que as marcas nos oferecem.

Nos cinco minutos deste vídeo abaixo, podemos ver o que eles – mídia e marcas – fizeram conosco.

Ora! Imagine o que eles podem fazer com as crianças, se eles que conseguirem nos induzir a pensar deste jeito – estou falando de nós: adultas dotadas de estruturas cognitivas para lidar com tanta manipulação – em pouco mais de 50 anos. Eles transformaram radicalmente nossa auto-estima e nossa auto-imagem, esta imagem vendida pelos meios de comunicação juntamento com as corporações continua afetando sobremaneira toda luta feminista por equidade, especialmente quando coloca a nossa integridade física em risco ao nos retratar como objetos.

Eles fizeram e fazem isso com adultos – homens e mulheres são afetados por esta conduta já banalizada. Agora imaginem o que estão fazendo e ainda podem fazer com as nossas crianças?

Quando vamos acordar e perceber que os nossos filhos são os próximos da fila? Quando vamos exigir que a sociedade intervenha na comunicação das grandes corporações e neste mercado de valores intangíveis que é o marketing? Apenas o poder de compra não é suficiente: estão todos se comunicando de maneira perniciosa para a nossa integridade física e mental e conduzindo seus negócios arriscando a sustentabilidade do planeta.

Não tem como defender a infância e defender uma publicidade descontrolada: são princípios opostos!

A publicidade PRECISA ser controlada por toda a sociedade e não por meia dúzia de empresários da comunicação e da indústria: o Conar não é suficiente para evitar as milhares de epidemias causadas por estas instituições! A regulação da publicidade dirigida para a criança precisa ter a participação da sociedade, e num país democrático isso significa passar pelo crivo (posterior, porque anterior é censura) do governo. O Estado – todos nós! – precisa ter amparo legal para obrigar que as corporações se comuniquem de maneira adequada com a sociedade e isso significa poder multar e punir quem exceda os limites.

Pergunto: você é a favor de que o Estado tenha a capacidade/possibilidade de multar empresas que abusam e assediam crianças? Você a favor que o Estado tenha o poder de suspender as campanhas publicitárias que arrisquem a integridade física e mental das crianças?

Se você responder “sim” a estas duas perguntas, significa que você é a favor de uma nova regulamentação da publicidade infantil no Brasil.

(*) Mariana é mãe de dois, publicitária e mestre em políticas públicas. É autora do blog materno viciados em colo e é cofundadora do Milc. Mariana faz regulação de publicidade em casa desde que a mais velha nasceu e acredita que um país sério deve priorizar a infância, o que – entre outras coisas – significa disciplinar o mercado em relação aos direitos das crianças. viciadosemcolo.com


Tags:  machismo publicidade publicidade infantil sexismo sociedade sociedade de consumo

Bookmark and Share




Previous Post
Uma árvore de magia!
Next Post
Esqueceram de mim



Mariana Sá




You might also like






More Story
Uma árvore de magia!
Texto especial para o Milc de Mirtes Aquino* Comprei minha primeira árvore de natal quando minha filha nasceu. Antes...