livros e filmes / 10 de abril de 2017

‘Minimalism’: um documentário sobre as coisas importantes

Texto especial para o Milc de Mariana Sá*

Disponível na Netflix, Amazon, Vimeo e iTunes, o documentário apresenta as ideias do minimalismo como estilo de vida. O filme acompanha Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, autores e fundadores do site The Minimalists e mostra como pessoas comuns que escolheram ser minimalistas vivem, afirmando que não é apenas um estilo de vida para quem é solteiro e sem filhos (eu queria ver mais sobre o pai de seis filhos que é minimalista).

Se não tiver uma hora e vinte minutos, avance para aproximadamente 55 minutos de filme e veja o que Juliet Schor fala sobre a publicidade infantil e entenda o que nos move a demandar uma mudança drástica na ética e na legislação da comunicação mercadológica focada na criança. Basta dizer que um dos personagens, antes de aderir ao minimalismo, tinha como meta corporativa achar maneira para vender celulares a crianças de cinco anos.

Abstraindo a trilha sonora meio enjoativa e um certo excesso de merchandising e product placement – não aquele necessário para exemplificar os argumentos (o que é extremamente irônico), este é um bom documentário sobre o minimalismo, um movimento necessário que se contrapõe ao consumismo.

Se estiver com insônia, aproveite! Viver com o básico é tendência!

E se tiver mais tempo e interesse, vale navegar nos canais dos caras e procurar comunidades e grupos locais que falam do minimalismo. Eu mesma ando refletindo sobre o padrão de consumo da minha família e me tornando cada dia mais consciente de que quanto menos coisas temos, mais conseguimos aproveitar o que realmente importa na vida.

 


Tags:  #filme documentario #MilcRecomenda consumismo filme minimalismo

Bookmark and Share




Previous Post
Por uma Páscoa sem consumismo
Next Post
Coelho não é brinquedo



Movimento Infância Livre de Consumismo




You might also like






More Story
Por uma Páscoa sem consumismo
Desde que começamos nosso movimento em 2012, assistimos duas épocas sagradas para algumas religiões sendo reduzidas...