Texto especial para o Milc de Mariana Sá*
Disponível na Netflix, Amazon, Vimeo e iTunes, o documentário apresenta as ideias do minimalismo como estilo de vida. O filme acompanha Joshua Fields Millburn e Ryan Nicodemus, autores e fundadores do site The Minimalists e mostra como pessoas comuns que escolheram ser minimalistas vivem, afirmando que não é apenas um estilo de vida para quem é solteiro e sem filhos (eu queria ver mais sobre o pai de seis filhos que é minimalista).
Se não tiver uma hora e vinte minutos, avance para aproximadamente 55 minutos de filme e veja o que Juliet Schor fala sobre a publicidade infantil e entenda o que nos move a demandar uma mudança drástica na ética e na legislação da comunicação mercadológica focada na criança. Basta dizer que um dos personagens, antes de aderir ao minimalismo, tinha como meta corporativa achar maneira para vender celulares a crianças de cinco anos.
Abstraindo a trilha sonora meio enjoativa e um certo excesso de merchandising e product placement – não aquele necessário para exemplificar os argumentos (o que é extremamente irônico), este é um bom documentário sobre o minimalismo, um movimento necessário que se contrapõe ao consumismo.
Se estiver com insônia, aproveite! Viver com o básico é tendência!
E se tiver mais tempo e interesse, vale navegar nos canais dos caras e procurar comunidades e grupos locais que falam do minimalismo. Eu mesma ando refletindo sobre o padrão de consumo da minha família e me tornando cada dia mais consciente de que quanto menos coisas temos, mais conseguimos aproveitar o que realmente importa na vida.
Tags: #filme documentario #MilcRecomenda consumismo filme minimalismo