Resenha especial para o Milc de Debora Regina Magalhães Diniz*
Conheci o blog Thiago Queiroz quando buscava textos sobre criação com apego para indicar para uma mãe do grupo materno do qual participava. No primeiro momento, minha reação não foi das melhores, afinal, nós, mães, já falávamos sobre o tema há muito tempo. Logo pensei “o que esse paizinho está querendo? Como ele se atreve a entrar no nosso assunto?”
Minha “desconfiança” durou pouco, logo comecei a acompanhá-lo e, poxa, como eram bons os textos dele! Foi então que nos tornamos amigos.
Abrace seu filho é o primeiro livro do autor, tem uma linguagem fluida e sincera. Traz situações cotidianas e, muitas vezes, difíceis de lidar na criação dos filhos. É muito fácil reconhecer-se nas histórias. E derramar algumas lágrimas também!
Lembrei-me do processo de maternidade/paternidade pelo qual eu e meu parceiro passamos, era o início dos anos 2000, a internet ainda estava engatinhando e havia pouco material sobre gestação e parto humanizados e criação com apego. Toda informação que eu tinha vinha de listas de discussão das quais eu participava e compartilhava os textos com ele e de alguns livros sobre maternidade. Como seria legal ter um livro como esse para ele!
Em Abrace seu filho o olhar paterno é bem interessante, afinal, a construção masculina é bem diferente e ainda há muitas barreiras a serem superadas.
Como mãe e ativista materna, recomendo fortemente a leitura. É um livro para mães e pais que buscam uma criação mais amorosa. Não é “receita de bolo”, não é “um homem querendo ensinar mulheres a cuidar dos filhos”. É uma partilha de um cara bacana que conta a experiência de sua família num livro em que os protagonistas são Anne, Thiago, Dante e Gael (e tem sementinha nova por aí).
Abrace seu filho é um livro inspirador! Meu desejo é que muitos pais se inspirem. E, por falar nisso, já abraçou seu filho hoje? Tô indo lá abraçar os meus.
(*) Debora Regina Magalhães Diniz é mãe de três, professora há 20 anos, doula e educadora perinatal desde 2004. Cursou Letras e Semiótica. É cofundadora do Milc – Movimento Infância Livre de Consumismo, uma das coordenadoras da Roda Bebedubem desde 2012 e membro da Rebrinc. É ativista e implicante com a sociedade atual desde sempre.
Tags: #MilcRecomenda educação educação amorosa educação com apego livro resenha resenhas MILC