outros / 6 de abril de 2012

Uma visão sobre o Consumismo no Canadá

Luciana Azevedo*

Eu moro no Canada, mas como aqui em casa quase nunca assistimos TV a cabo ou aberta, muitos desses dados são novidade pra mim. E foi só lendo o texto que me dei conta que realmente, JAMAIS vi qualquer propaganda de cigarro ou bebidas na televisão!

Também não sei dizer como são as propagandas direcionadas ao público infantil, mas consigo notar claramente que as crianças daqui – ao menos as da minha vizinhança e meu filho – são realmente menos consumistas que a maioria das crianças brasileiras que eu conheço, seja por que nao assistem muita tv ou por que as propagandas são regulamentadas. Pra começar, raramente vejo brinquedos da moda com as crianças daqui (as exceções são os McQueens da vida, vendidos em vários supermercados) e noto que existe cada vez mais uma tendência a se adquirir brinquedos “neutros” de madeira, de pano ou os feitos em casa com papelão e outros materiais. Outra coisa que ja notei é que NUNCA vi sequer uma Barbie na casa de qualquer amiguinha do meu filho (exceto das brasileiras!) e inclusive a melhor amiga dele, de 4 anos, nao conhece as princesas – dá pra imaginar isso?

Meu filho tem 3 anos e meio, tem vários carrinhos e trens, mas ou são de madeira ou são dos bem baratos. Nicolas nunca me pediu pra comprar trens de ferro do Thomas (que são caros e estão super na moda) ou pistas de carro mirabolantes. Ele nao tem nada disso e nem deseja ter, simplesmente porque nao vê propagandas, nem tem contato com quem tem.

Mas sem duvida, uma das coisas mais interessantes que tenho aprendido aqui é na hora de dar presente, não comprar novo, mas reciclar e não ter vergonha de presentear com usados. Fiquei muito admirada com o tanto de roupa, livros e brinquedos USADOS que ganhamos quando minha bebê nasceu, há 2 meses atras. E nao tinha ninguém falando “espero que nao se importe, mas é usado”, nao! Foi tudo muito natural, e eu gosto muito disso!

(*) Colaboração de Luciana Azevedo comentando na fan page.


Tags:  Canadá consumismo mãe

Bookmark and Share




Previous Post
Convocação de Blogagem Coletiva Materna
Next Post
Carta Aberta - Mauricio de Sousa



Mariana Sá




You might also like






More Story
Convocação de Blogagem Coletiva Materna
Nos ajude a entender como funciona a dinâmica nas famílias brasileiras quando o assunto é Publicidade e Criança. Você...