destaque_home / publicidade de alimentos / 5 de setembro de 2014

Fórmula Fix Leite Artificial – Amamentação x bebê Nestlé

Resenha da reportagem Fórmula Fix – Leite Artificial – Amamentação x bebê Nestlé, de Ana Cláudia Bessa*

Já que estamos falando do Curso Nestlé de atualização em pediatria, este vídeo vem complementar toda a nossa indignação. Ele comprova que, ao contrário do que muitos médicos insistem em defender, as empresas se esmeram em influenciar a manipular os profissionais de saúde para que as mães desmamem as crianças e usem seus produtos.

Em 1989, a TV australiana fez esta reportagem mostrando a desnutrição infantil no Paquistão por conta da invasão do marketing das industrias de fórmulas de leite infantis. O vídeo é um soco no estômago. Em uma hora, ele mostra a realidade dos hospitais invadidos pelas indústrias, a conivência dos médicos e as conseqüências do marketing para crianças pobres que vivem em péssimas condições de higiene e saneamento básico.

Mães que mal podem pagar pelo leite artificial são desestimuladas a amamentar mesmo com todas as provas de que o leite materno é suficientemente nutritivo, limpo e gratuito. Num país onde as condições de higiene e informação são péssimas, as crianças são alimentadas com uma mistura de água suja, leite em pó e bactérias. E mesmo os médicos mais conscientes não conseguem enfrentar a invasão massiva das amostras e brindes de fórmulas nas enfermarias dos hospitais.

Assim como nós, com a publicidade infantil, eles não conseguem lidar com tamanho assédio.

O vídeo mostra claramente as mesmas estratégias abusivas de marketing que se aproveitam da fragilidade das famílias, e do vácuo do Estado, para inserir seus caros produtos em suas dietas. É assustador observar as conseqüências deste mercado em países como o Paquistão: prescrever leite em pó para recém-nascidos é assinar seu atestado de morte por desnutrição e desidratação graves.

Também como na publicidade infantil, as corporações culpam as mães. Para as empresas, que insistem em vender seus produtos para uma comunidade com mais de 90% de analfabetismo, são as mães as culpadas pela morte de seus filhos, sob o argumento de que elas não usam o produto conforme as instruções.

Uma reportagem que mostra o que sempre estamos falando: sobre como as empresas agem em favor de seus lucros, sem se preocupar com a saúde de quem consome seus produtos, e ainda culpam seus clientes pelas consequências. Qualquer semelhança com o abuso da publicidade infantil, não é mera coincidência.

Para assistir à reportagem que tem 45 minutos, acesse o link: Fórmula Fix – Leite Artificial – Amamentação x bebê Nestlé http://vimeo.com/23042877

A imagem é um print da reportagem aos 39′.

(*) Ana Cláudia é mãe de dois meninos, ativista, blogueira, inconformada, entusiasta da maternidade ativa, cofundadora do Milc, empreendedora e idealizadora do projeto Futuro do Presente. www.futurodopresente.com.br


Tags:  aleitamento materno leite artificial marketing

Bookmark and Share




Previous Post
Participantes do sorteio Mentes Consumistas
Next Post
Livre de consumismo. Livre para aprender.



Mariana Sá




You might also like






More Story
Participantes do sorteio Mentes Consumistas
Relacionamos abaixo os participantes do sorteio do livro Mentes Consumistas , de Ana Beatriz Barbosa Silva. A lista está...