Resenha da reportagem Fórmula Fix – Leite Artificial – Amamentação x bebê Nestlé, de Ana Cláudia Bessa*
Já que estamos falando do Curso Nestlé de atualização em pediatria, este vídeo vem complementar toda a nossa indignação. Ele comprova que, ao contrário do que muitos médicos insistem em defender, as empresas se esmeram em influenciar a manipular os profissionais de saúde para que as mães desmamem as crianças e usem seus produtos.
Em 1989, a TV australiana fez esta reportagem mostrando a desnutrição infantil no Paquistão por conta da invasão do marketing das industrias de fórmulas de leite infantis. O vídeo é um soco no estômago. Em uma hora, ele mostra a realidade dos hospitais invadidos pelas indústrias, a conivência dos médicos e as conseqüências do marketing para crianças pobres que vivem em péssimas condições de higiene e saneamento básico.
Mães que mal podem pagar pelo leite artificial são desestimuladas a amamentar mesmo com todas as provas de que o leite materno é suficientemente nutritivo, limpo e gratuito. Num país onde as condições de higiene e informação são péssimas, as crianças são alimentadas com uma mistura de água suja, leite em pó e bactérias. E mesmo os médicos mais conscientes não conseguem enfrentar a invasão massiva das amostras e brindes de fórmulas nas enfermarias dos hospitais.
Assim como nós, com a publicidade infantil, eles não conseguem lidar com tamanho assédio.
O vídeo mostra claramente as mesmas estratégias abusivas de marketing que se aproveitam da fragilidade das famílias, e do vácuo do Estado, para inserir seus caros produtos em suas dietas. É assustador observar as conseqüências deste mercado em países como o Paquistão: prescrever leite em pó para recém-nascidos é assinar seu atestado de morte por desnutrição e desidratação graves.
Também como na publicidade infantil, as corporações culpam as mães. Para as empresas, que insistem em vender seus produtos para uma comunidade com mais de 90% de analfabetismo, são as mães as culpadas pela morte de seus filhos, sob o argumento de que elas não usam o produto conforme as instruções.
Uma reportagem que mostra o que sempre estamos falando: sobre como as empresas agem em favor de seus lucros, sem se preocupar com a saúde de quem consome seus produtos, e ainda culpam seus clientes pelas consequências. Qualquer semelhança com o abuso da publicidade infantil, não é mera coincidência.
Para assistir à reportagem que tem 45 minutos, acesse o link: Fórmula Fix – Leite Artificial – Amamentação x bebê Nestlé http://vimeo.com/23042877
A imagem é um print da reportagem aos 39′.
(*) Ana Cláudia é mãe de dois meninos, ativista, blogueira, inconformada, entusiasta da maternidade ativa, cofundadora do Milc, empreendedora e idealizadora do projeto Futuro do Presente. www.futurodopresente.com.br
Tags: aleitamento materno leite artificial marketing