A Voz do Brasil de 23/7/2012 deu informações sobre o andamento do projeto de lei que regulamenta a publicidade infantil, que vem sofrendo alterações nas comissões permanentes da Casa. Em agosto, o Deputador Salvador Zimbaldi apresentará seu parecer. Após a audiência pública que contou com a participação do movimento Infância Livre de Consumismo, ele afirmou que a lei se faz necessária porque o CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) não tem sido eficaz.
Segundo o deputado, o objetivo é buscar a melhor solução para a população e, particularmente, para as crianças, que devem ter seus direitos a uma condição saudável de vida, livre de problemas como obesidade, sedentarismo e consumismo, garantidos.
Tais Vinha, representante do Infância Livre do Consumismo na audiência, defendeu que a publicidade seja dirigida aos adultos. Tais criticou o poder de ação do CONAR, que não tem atendido as denúncias a tempo, conforme exemplo citado por ela:
“Eles diziam no merchandising: ‘foi descoberto o segredo de beleza da Barbie’. Como é que você diz para uma criança que uma boneca de plástico tem segredo de beleza? Esse é o ideal de beleza que a gente tá fazendo uma criança acreditar? Um ideal que não existe, é plástico. Isso, na minha consideração, é uma propaganda enganosa. Fiz essa denúncia ao CONAR em 2010. Até hoje não tive retorno do CONAR, eles sequer acataram a minha denúncia. Então o que a gente sente é que a gente não tem a quem recorrer como pais. A gente quer participar, mas a gente queria que a coisa fosse rápida. O que adianta você tirar dois, três meses depois que a mensagem já atingiu milhões de crianças?”
Apesar de convidado, o CONAR não compareceu à audiência pública.
http://www2.camara.gov.br/radio/materias/DEPUTADO-NA-VOZ-DO-BRASIL/422947-SALVADOR-ZIMBALDI—BLOCO-10.html
Tags: #descupaCONAR Audiência Pública CONAR não veio