eventos / legislação / 25 de julho de 2012

Nós somos a Voz do Brasil

A Voz do Brasil de 23/7/2012 deu informações sobre o andamento do projeto de lei que regulamenta a publicidade infantil, que vem sofrendo alterações nas comissões permanentes da Casa. Em agosto, o Deputador Salvador Zimbaldi apresentará seu parecer. Após a audiência pública que contou com a participação do movimento Infância Livre de Consumismo, ele afirmou que a lei se faz necessária porque o CONAR (Conselho de Autorregulamentação Publicitária) não tem sido eficaz.

Segundo o deputado, o objetivo é buscar a melhor solução para a população e, particularmente, para as crianças, que devem ter seus direitos a uma condição saudável de vida, livre de problemas como obesidade, sedentarismo e consumismo, garantidos.

Tais Vinha, representante do Infância Livre do Consumismo na audiência, defendeu que a publicidade seja dirigida aos adultos. Tais criticou o poder de ação do CONAR, que não tem atendido as denúncias a tempo, conforme exemplo citado por ela:

“Eles diziam no merchandising: ‘foi descoberto o segredo de beleza da Barbie’. Como é que você diz para uma criança que uma boneca de plástico tem segredo de beleza? Esse é o ideal de beleza que a gente tá fazendo uma criança acreditar? Um ideal que não existe, é plástico. Isso, na minha consideração, é uma propaganda enganosa. Fiz essa denúncia ao CONAR em 2010. Até hoje não tive retorno do CONAR, eles sequer acataram a minha denúncia. Então o que a gente sente é que a gente não tem a quem recorrer como pais. A gente quer participar, mas a gente queria que a coisa fosse rápida. O que adianta você tirar dois, três meses depois que a mensagem já atingiu milhões de crianças?”

Apesar de convidado, o CONAR não compareceu à audiência pública.

http://www2.camara.gov.br/radio/materias/DEPUTADO-NA-VOZ-DO-BRASIL/422947-SALVADOR-ZIMBALDI—BLOCO-10.html


Tags:  #descupaCONAR Audiência Pública CONAR não veio

Bookmark and Share




Previous Post
É bom saber - 10 estratégias de manipulação midiática
Next Post
Ser criança aqui ou aí



Mariana Sá




You might also like




0 Comment

Jul 27, 2012

Achei Taís fantástica na audiência. A propósito, que tal uma legenda na foto? 🙂



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *



More Story
É bom saber - 10 estratégias de manipulação midiática
No texto abaixo, o lingüista estadunidense Noam Chomsky elaborou uma lista das "10 estratégias de manipulação" através...