outros / 10 de julho de 2012

Control Toys

Esta é a chamada da nova temporado do Programa Supernanny, do SBT:

Esta é a explicação da ação que corre o risco de ganhar prêmio:

É óbvio que esta ação é uma brincadeira e que a Supernanny está afirmando que existem outras formas de adestramento infantil.

Mas vamos lá: suponha que exista um programa que ensine aos homens formas de se relacionar melhor com as mulheres. Aceitaríamos a propaganda mostrasse mulheres sendo puxadas pelos cabelos, sendo acorrentadas aos fogões, pilotando carrinho de supermercado e depois viesse a locução: “existem maneiras melhores de educar sua esposa”?.

O problema desse comercial é o mau gosto extremo e a forma desrespeitosa com que trata a infância. Mesmo sendo uma brincadeira.

Vejam que quando os pais descobriam que era da Supernanny, nenhum ria. Ficava aquele sorrisinho amarelo, meio de quem não entendeu direito a mensagem.

Agora vejamos o que diz a autorregulamentação:

Artigo 19 – Toda atividade publicitária deve caracterizar-se pelo respeito à dignidade da pessoa humana, à intimidade, ao interesse social, às instituições e símbolos nacionais, às autoridades constituídas e ao núcleo familiar.

Artigo 20 – Nenhum anúncio deve favorecer ou estimular qualquer espécie de ofensa ou discriminação racial, social, política, religiosa ou de nacionalidade.

Artigo 21 – Os anúncios não devem conter nada que possa induzir a atividades criminosas ou ilegais – ou que pareça favorecer, enaltecer ou estimular tais atividades.

Artigo 37 – Os esforços de pais, educadores, autoridades e da comunidade devem encontrar na publicidade fator coadjuvante na formação de cidadãos responsáveis e consumidores conscientes…E mais:

I – Os anúncios deverão refletir cuidados especiais em relação a segurança e às boas maneiras e, ainda, abster-se de:

c. associar crianças e adolescentes a situações incompatíveis com sua condição, sejam elas ilegais, perigosas ou socialmente condenáveis;

i. utilizar situações de pressão psicológica ou violência que sejam capazes de infundir medo.

Diante de tudo isso, você acha que esta campanha é respeitosa? Você acha que é digna uma comunicação como esta anunciar o programa de uma educadora? Você acha que esta campanha deve ficar no ar?


Tags:  autorregulamentação educação infantil SBT Supernanny

Bookmark and Share




Previous Post
Mães ocupam Brasília: dos teclados para o Congresso
Next Post
A falácia do poder de consumo infantil



Mariana Sá




You might also like






More Story
Mães ocupam Brasília: dos teclados para o Congresso
Por: Tais Vinha Aconteceu algo inédito sob o céu esplendoroso de Brasília. Pela primeira vez, um grupo de mães e pais...