Texto especial para o Milc de Mirtes Aquino*
O dia das crianças está chegando, e nenhum meio de comunicação vai nos deixar esquecer que a data deve ser comemorada com presentes para as crianças. E para a comemoração ser realmente especial: muitos e caros presentes. A história se repete ano após ano, mas desta vez resolvi perguntar: afinal, o que é um presente? O que representa dar um presente a alguém?
Uma rápida busca nos dicionários online revelou algo bem interessante – os primeiros significados dados à palavra PRESENTE fazem referência ao contrário de ausente, ao estar próximo em dado momento. Nas últimas definições está o significado de oferecer algo a alguém “como agradecimento ou retribuição”. Em um dicionário aparecem como sinônimos palavras como “dádiva”, “mimo”, “oferenda”. Todas as definições e significados parecem bastante distantes do que essa palavra representa em uma data comercial como o dia das crianças. Nenhuma faz alusão ao frenético movimento de gastar dinheiro – de preferência muito dinheiro – na compra de algo a ser dado a outro.
E toda essa reflexão me reportou há alguns anos atrás, quando estava em busca de um presente de aniversário para uma menininha de 7 anos. Era a filha de uma amiga querida e eu queria algo especial, que ela verdadeiramente fosse gostar. A busca me levou a uma livraria e logo na chegada à loja dei de cara com o João Esperto leva o presente certo. Ah, minha busca tinha chegado ao fim!
É que João é convidado para a festa de 10 anos da princesa, mas ele é muito pobre, e não tem nada para dar de presente à ela, nem dinheiro para comprar. Ahhh, mas João é esperto, e com algumas trocas ele consegue os ingredientes para um bolo, e no dia da festa sai todo feliz com um lindo bolo de aniversário, feito por ele mesmo, para a princesa. Mas o caminho até o castelo é longo, e cheio de imprevistos, e o seu presente vai ficando pelo caminho… mesmo assim, o pequeno João não desiste, e quando chega à festa encontra uma princesinha entediada com uma montanha de presentes magníficos e… chatos. De mãos vazias, João encontra o melhor de todos os presentes para a princesa, melhor que qualquer outro que ela tenha ganhado naquele dia. Eu não vou contar qual é, claro, mas posso dizer que é algo que não se precisa gastar um único centavo para ter e presentear! A história de João traz algo que parece tão óbvio, mas que é tão constantemente esquecido atualmente: existem coisas que dinheiro nenhum pode comprar, mas que têm muito valor!
E relembrando a questão inicial: afinal, o que significa um presente? E não é uma doação, um agrado, um afago? O que mais se deseja com um presente não é se passar atenção, carinho, respeito? João foi mesmo esperto ao perceber que nada disso precisa necessariamente ser trocado por dinheiro, e que existem formas muito mais divertidas e verdadeiras de se agradar alguém.
E então, qual o real significado do que você anda ofertando às suas crianças no seu dia tem? Será que este PRESENTE está realmente conseguindo expressar para elas o que você deseja, ou expressa apenas o que a mídia está impondo? Taí uma boa reflexão para o dia das crianças!
(*) Mirtes é a mãe da Letícia, além de economista e funcionária pública. Desde que se tornou mãe aprende que é possível construir um mundo melhor, o que necessariamente passa por uma infância mais respeitada. Escreve no Cachinhos Leitores, seu blog sobre literatura infantil. http://www.
Tags: #recomendamos infância leitura livro presente